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 Creative Innovation Lab

(Laboratório de Inovação Criativa)

 
O Europa Criativa 2021-2027 reforça a Vertente Transectorial com a acção Creative Innovation Lab (Laboratório de Inovação Criativa).

A acção / linha de financiamento Laboratório de Inovação Criativa visa encorajar a implementação de métodos e abordagens inovadoras que tenham impacto na criação, na distribuição e na promoção de conteúdos.   As actividades devem ser implementadas em mais do que um sector cultural e criativo (sendo um obrigatoriamente do sector audiovisual). As actividades devem ter em conta a mudança digital.
A acção, insere-se na Vertente Transectorial do Programa (e constrói-se na Acção Piloto lançada durante o Europa Criativa 2014-2020 "Bridging Culture and audiovisual content through digital")
 
Estado da call: Aberta
Data de fecho: 25 de Abril 2024, 16h00 (hora de Portugal continental)
⇒ Acompanhe o estado do concurso e aceda a toda a documentação necessária à preparação e submissão de candidaturas no menu Concursos
⇒ Aceda aos documentos da call no Portal Funding and Tender Opportunities

Prioridades da acção:

(a) Incentivar novas formas de criação no cruzamento entre os diferentes sectores culturais e criativos, por exemplo através de abordagens experimentais e da utilização de tecnologias inovadoras;
(b) Promover abordagens e ferramentas transectoriais inovadoras que, sempre que possível, abranjam dimensões multilingues e sociais para facilitar a distribuição, a promoção, a monetização e o acesso à cultura e à criatividade, incluindo ao património cultural.

A Call "Laboratório de Inovação Criativa" incentivará intervenientes de diferentes sectores culturais e criativos, incluindo, obrigatoriamente, o audiovisual, a conceber e testar soluções inovadoras para desafios importantes, com um potencial impacto positivo a longo prazo em múltiplos sectores culturais e criativos, a nível europeu.

Projectos elegíveis:

  • Mundos Virtuais (enquanto novo ambiente para a promoção dos conteúdos europeus, a renovação do público e a competitividade das indústrias de conteúdos europeias);
  • Ferramentas de negócio Inovadoras - Com vista à  produção, financiamento, distribuição ou promoção possibilitada ou melhorada por novas tecnologias (IA, big data, blockchain, mundos virtuais, NFT, etc.), em particular:
    • Gestão e monetização de direitos (incluindo ofertas inovadoras de subscrição agregada para acesso a diversos conteúdos culturais europeus a partir de várias plataformas europeias existentes), assegurando ao mesmo tempo a transparência e uma remuneração justa para criadores e artistas;
    • Recolha e análise de dados, com particular ênfase na previsão para a criação de conteúdos e desenvolvimento de audiências (incluindo ferramentas trasnsectorias inovadoras, para melhorar a qualidade do serviço de assinante e uma melhor valorização dos conteúdos europeus oferecidos pelas plataformas online europeias);
  • Práticas «mais ecológicas» ("Greener" practices), a fim de reduzir o impacto no ambiente dos setores audiovisual e outros setores culturais, em conformidade com o Pacto Ecológico da Comissão e a iniciativa Novo Bauhaus Europeu.

Em suma:

  • A inovação deve estar no centro do projecto
  • É fundamental a apresentação de um modelo de negócios claro, coerente e robusto
  • O projecto deve basear-se na estreita colaboração entre o sector audiovisual e, pelo menos, um outro sector da indústria cultural / criativa. Esta cooperação é o coração da call e deve estruturar a composição do consórcio e os objectivos do projecto

A pontuação dos diferentes critérios de avaliação reflectem a importância destes elementos.

Impacto esperado:

Além disso,
Certifique-se de que o projecto cumpre um dos seguintes resultados/objectivos:

1. Melhorar a competitividade do sector audiovisual europeu e de outros setores culturais e criativos: transparência, recolha de dados e utilização adequada da inteligência artificial/grandes volumes de dados, adaptação aos desafios e oportunidades impulsionados pelas mudanças em curso nesses setores;
2. Melhorar a adaptação do sector audiovisual europeu e de outros setores culturais e criativos às oportunidades oferecidas pelo desenvolvimento de mundos virtuais (também denominados metaverso(s));
3. Melhorar a produção/financiamento e circulação de conteúdos audiovisuais e culturais europeus na era digital;
4. Aumentar a visibilidade, a descoberta, a disponibilidade e a diversidade dos conteúdos audiovisuais e culturais europeus na era digital;
5. Aumentar a audiência potencial dos conteúdos audiovisuais e culturais europeus na era digital;
6. Acelerar a transição ambiental dos sectores audiovisuais, culturais e outros setores criativos europeus, em consonância com as prioridades do Pacto Ecológico Europeu e do Novo Bauhaus Europeu.

 Entidades elegíveis:

  • As propostas podem ser apresentadas a titulo individual ou por um consórcio

Financiamento

  • taxa de co-financiamento de 70% do total dos custos (novo 2024)
  • sem limite de montante estabelecido
  • Pré- financiamento entregue ao candidato 1 mês após assinatura do contrato no valor de 60% do financiamento a atribuir

Duração da acção:

  • 24 meses

Como apresentar candidatura

A submissão de candidaturas é um processo de 2 etapas:

1. Criar uma conta de utilizador (EULogin) aqui  e registar a sua organização aqui

⇒ Uma vez que tenha uma conta EULogin, pode registar a sua organização no Registo de Participantes. Quando a sua inscrição estiver finalizada, receberá um código de identificação de participante (PIC) de 9 dígitos.

2. Submeter a proposta. Todas as candidaturas são feitas digitalmente através do Portal "Funding and Tenders Opportunities"

⇒ Por se tratar de uma nova plataforma, aconselhamos a consulta do vídeo da sessão de formação dirigida pela Comissão Europeia e disponível aqui

 

Nota importante: A informação aqui facultada é um resumo, pelo que não dispensa a leitura atenta da call document bem como dos outros documentos inerentes e fundamentais à preparação da candidatura.

Para mais informações: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.