Centro de Informação Europa Criativa

ir para conteudo
23-02-2023
Call FRAME Basics aberta para a área dos arquivos audiovisuais

| Deadline: 15 de Abril de 2023 |

 

Desde 2010, o INA (Instituto Nacional do Audiovisual Francês), em parceria com a FIAT/IFTA (International Federation of Television Archives) e a EBU Academy (European Broadcasting Union), organiza a formação profissional FRAME dedicado aos arquivos audiovisuais. Apoiado pelo Europa Criativa, este programa apresenta três formações por ano. A call para o FRAME Mentoring decorre neste momento e o deadline termina já no dia 15 de Março de 2023 (leia mais aqui).

Agora é a vez da call FRAME Basics, dirigida a todos os profissionais europeus e internacionais que trabalham na área dos arquivos audiovisuais, independentemente da experiência, nacionalidade ou área de actividade (técnica, documentação, produção, etc.). Com uma abordagem transversal, o programa abrange todo o processo de gestão de conteúdos audiovisuais, desde a sua preservação, digitalização e documentação até ao seu acesso, reutilização e promoção. O programa tem como foco o conhecimento e as habilidades fundamentais necessárias para os profissionais que trabalham na gestão de acervos audiovisuais. A formação, concebida e ministrada em inglês, é composta por reconhecidos especialistas europeus e internacionais, que compartilham as suas melhores práticas, dicas e conhecimentos.

O FRAME Basics decorrerá on-line e em duas partes, entre 5 e 7 de junho e 12 e 14 de junho de 2023. Para aceder ao formulário de inscrição, clique aqui. Já toda a informação da call pode ser consultada aqui.

Recorde-se que o Europa Criativa MEDIA apoia entidades especializadas em formação para o sector audiovisual a organizarem acções de formação dirigidas a profissionais. TODAS as acções de formação apoiadas pelo MEDIA têm bolsas disponíveis, bolsas destinadas sobretudo a profissionais de países de baixa capacidade de produção audiovisual do Grupo B, ou seja, para profissionais de países que não têm oferta formativa na área em questão ou não têm apoio financeiro dedicado à participação em acções de formação, como é o caso de Portugal.