Centro de Informação Europa Criativa

ir para conteudo
I-Portunus Houses: apoios à mobilidade, 2ª ronda de candidaturas aberta

I-Portunus Houses: apoios à mobilidade artística: 2ª ronda de candidaturas: entre 23 de Agosto e 3 de Outubro

i-Portunus Houses - é a terceira fase do projecto-piloto de apoio à mobilidade para artistas e profissionais culturais, financiado pelo Europa Criativa. Pela primeira vez, o i-Portunus Houses oferece a oportunidade de anfitriões ou organizações de acolhimento se candidatarem com uma selecção de até 5 artistas/ profissionais culturais com quem pretendem trabalhar. O financiamento irá para os artistas individuais e profissionais culturais, mas através de um(a) anfitriã(o) ou organização de acolhimento. Esta nova acção permitirá aos anfitriões, que podem não ter meios para atrair profissionais internacionais, fazer parte do esquema de mobilidade. Tendo em conta os desafios da COVID-19, a mobilidade mista (virtual e física) também é uma possibilidade.

O apoio à mobilidade da i-Portunus Houses destina-se a ajudar os anfitriões a cobrir as despesas de mobilidade dos membros da sua equipa. (por exemplo, transporte, alojamento, subsistência para as mobilidades físicas | custos de produção, software, taxas de facilitação para a participação virtual). 
O projecto-piloto do i-Portunus Houses apoiará mobilidades centradas na criação, aprendizagem e/ou exploração. O programa está aberto a todas as disciplinas (excepto o cinema e audiovisual), abordagens e modalidades de trabalho. Os candidatos podem propor tanto mobilidades físicas como uma mistura de mobilidades físicas e virtuais. Dentro deste esquema, está previsto um orçamento de 500.000,- euros, dos quais um máximo de 30% será gasto em participação virtual. O apoio financeiro é calculado com base no número de dias gastos durante uma mobilidade física ou tipo de participação virtual (criar, conectar, aprender ou explorar)..

 

Segunda ronda 2: segunda-feira 23 de Agosto - domingo 3 de Outubro
Mínimo 7 dias de mobilidade, máximo 60 dias.
Mobilidade entre 1 de Dezembro e 31 de Maio 2022
Candidate-se aqui


Eventos i-Portunus Market Square
Os eventos da i-Portunus Market Square são sessões de matchmaking para os anfitriões, artistas e profissionais culturais para identificar, formar e preparar novas equipas para co-desenhar e submeter com sucesso uma proposta de projecto de colaboração conjunta. Estes eventos não são obrigatórios, mas sim recomendados.

Eventos i-Portunus Market Square

Quarta-feiras de Junho: 02.06 | 09.06 | 16.06 | 23.06 (14:00 - 17:00 CEST)
Se estiver interessado em participar num dos eventos da i-Portunus Market Square, inscreva-se aqui.

**

Um comité de peritos em mobilidade cultural de toda a Europa analisará todas as propostas recebidas. Os anfitriões seleccionados i-Portunus poderão então proceder à realização dos seus projectos de colaboração (híbridos) de mobilidade e planos de viagem individuais entre o final de Agosto de 2021 (1ª ronda) / início de Dezembro de 2021 (2ª ronda), não antes do final de Maio de 2022, o mais tardar.

O i-Portunus acredita firmemente no valor profissional de fazer contactos reais através das fronteiras europeias e de colaborar com os seus pares frente a frente. Formas híbridas de mobilidade cultural e colaboração através de plataformas digitais podem proporcionar outra forma de intercâmbio transnacional de conhecimentos para artistas e profissionais da cultura. Enquanto a pandemia durar, mas também tendo em vista um futuro de mobilidade cultural menos intenso, mais acessível e mais verde.

Esta terceira ronda do projecto-piloto i-Portunus é operacionalizada pela European Cultural Foundation (Amsterdão) - Kultura Nova Foundation (Zagreb) e MitOst (Berlim).