Centro de Informação Europa Criativa

ir para conteudo
Portugal no Prémio da União Europeia para a Literatura 2021

Prémio da União Europeia para a Literatura é uma iniciativa anual com vista ao reconhecimento de autores literários emergentes na Europa. Lançado pela Comissão Europeia em 2009, o prémio está aberto a 41 países que integram actualmente o programa Europa Criativa, numa base anual rotativa (1/3 dos países a concurso por ano). Este ano estão a concurso autores e obras dos seguintes países: Albânia, Arménia, Bulgária, República Checa, Islândia, Letónia, Malta, Países Baixos, Portugal, Sérvia, Eslovénia, Suécia, Tunísia e Moldávia.


Como funciona?
Desenrolando-se em ciclos trienais, o Prémio da União Europeia para a Literatura engloba 41 países participantes no programa Europa Criativa e tem um vencedor por país. O objetivo do prémio é reconhecer novos talentos literários por toda a Europa, promover a circulação e a tradução da literatura nos países europeus e dar destaque à criatividade e diversidade do continente.

Todos os anos, para um terço dos países participantes, são constituídos júris nacionais compostos por especialistas em literatura, editores e livreiros. Depois de escolher uma lista restrita com dois a cinco livros de autores promissores do seu país, cada júri seleciona o vencedor nacional. Todos os laureados do ano são anunciados coletivamente pela Comissão Europeia, sendo posteriormente aclamados por ocasião de uma cerimónia de entrega de prémios.

Ao longo das 12 edições já realizadas, desde 2009, o Prémio da União Europeia para a Literatura já galardoou um total de 135 autores. A organização do prémio sempre procurou ajudar os autores vencedores e os seus livros a cruzar as fronteiras europeias e internacionais. Para o efeito, é publicada anualmente uma antologia do Prémio da União Europeia para a Literatura, que inclui excertos dos livros premiados, tanto na língua original como numa tradução inglesa ou francesa.

Para além das antologias do Prémio da União Europeia para a Literatura, o prémio promove e apoia ativamente os seus vencedores, incentivando a participação dos autores em feiras por toda a Europa e no mundo, apoiando a organização de eventos em livrarias, institutos literários e/ou culturais e facilitando diversas parcerias, tanto presenciais como através da Internet.

Ao longo dos anos, os livros premiados pelo Prémio da União Europeia para a Literatura, que, no seu conjunto, contemplam 33 línguas europeias diferentes, têm sido amplamente traduzidos na Europa e mais além. Dos cerca de 1300 acordos de tradução que se sabe terem sido celebrados, mais de 700 receberam uma subvenção da União Europeia para a tradução literária.

O prémio é organizado por um consórcio constituído pela European Booksellers Federation, pelo European Writers' Council, e pela Federation of European Publishers. Estes três membros estão conjuntamente responsáveis pela criação dos júris nacionais e pela organização prática da cerimónia de entrega dos prémios. Mais informação sobre os requisitos de elegibilidade sobre as obras e autores aqui.

Segundo o calendarização prevista, a “shortlist” dos candidatos será conhecida a meados de Abril e os vencedores serão anunciados a 18 de Maio, os vencedores de 2021 serão anunciados no dia 18 de maio, com o apoio da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia e a cerimónia de entrega dos prémios será no dia 28 de setembro, em Bruxelas.

Dulce Maria Cardoso, em 2009; Afonso Cruz, em 2012 e David Machado em 2015 foram os autores portugueses já premiados com o Prémio Europeu de Literatura. Em 2021, Portugal volta a integrar os países participantes.

Fonte: página EUPL e Comissão Europeia - Representação Portuguesa.