Centro de Informação Europa Criativa

ir para conteudo
Prémio da União Europeia para a Literatura: antologia já disponível e entrega de prémios a 9 de Novembro

O Prémio de Literatura da União Europeia (EUPL), como parte do programa Europa Criativa, premia escritores de ficção emergentes na Europa e fora dela. No dia 9 de Novembro, a Cerimónia de Entrega do Prémio EUPL 2021 irá celebrar os 13 laureados deste ano do Prémio:

Tom Kuka (Albania), Aram Pachyan (Arménia), Georgi Bardarov (Bulgária), Lucie Faulerová (República Checa), Sigrún Pálsdóttir (Islândia), Laura Vinogradova (Letónia), Lara Calleja (Malta), Gerda Blees (Holanda), Frederico Pedreira (Portugal), Dejan Tiago Stanković (Sérvia), Anja Mugerli (Eslovénia), Maxim Grigoriev (Suécia), e Amine Al Ghozzi (Tunísia).

Junte-se a nós para ouvir as novas vozes literárias da Europa!
O evento acontecerá presencialmente em Bruxelas e transmitido também em  livestream às 19h30 CEST na terça-feira, 9 de Novembro


Antologia Prémios EUPL disponível para descarregar gratuitamente
Cada ano, é disponibilizada gratuitamente uma antologia que reúne os autores laureados das diferentes edições do Prémio da União Europeia para a Literatura. Consulte todas as edições disponíveis e descarregue as que pretender aqui
Em 2021 o laureado português foi Frederico Pedreira com a "Lição do Sonâmbulo" da editora "Companhias das Ilhas". Em edições anteriores, este prémio já distinguiu Dulce Maria Cardoso, Afonso Cruz e David Machado.


Sobre o EUPL:

O Prémio da União Europeia para a Literatura é atribuído regularmente, desde 2009, a escritores de ficção emergentes, oriundos dos 41 países que integram o Programa Europa Criativa, merecendo o apoio financeiro deste programa. O galardão tem como objetivos realçar a criatividade, diversidade e relevância da produção literária europeia contemporânea no domínio da ficção, promover a circulação das obras produzidas no espaço europeu, encorajando o interesse de um público mais alargado e contribuindo para a divulgação dos autores laureados junto de uma comunidade de leitores que transcenda as fronteiras nacionais e linguísticas.
Mais informação aqui