Centro de Informação Europa Criativa

ir para conteudo

Prémio da União Europeia para a Arquitectura Contemporânea

European Union Prize for Contemporary Architecture

Descrição

O Prémio da União Europeia para a Arquitectura Contemporânea é um prémio bienal, co-financiado pelo programa Europa Criativa e a Fundação Mies van der Rohe, com o objectivo de reconhecer e premiar excelentes exemplos de obras arquitectónicas. O prémio é complementado pela Menção Especial “Emerging Architect”, concedido a uma obra única de arquitectura.

É gerido conjuntamente pela Comissão Europeia, em colaboração com a Mies van der Rohe Foundation (com sede em Barcelona), e apoiado por uma rede de 15 instituições de arquitectura, bem como uma comissão de peritos de 31 países.

O Prémio, no valor de 60.000 €, e a Menção Especial (20.000 €) são concedidos a obras individuais que demonstrem excelência em termos conceptuais, técnicas de construção. As obras premiadas recebem, ainda, uma escultura evocando o pavilhão Mies van der Rohe, em Barcelona.


Objectivo

O Prémio tem o objectivo de aumentar a consciência da excelência no campo da arquitectura, chamando a atenção para as contribuições dos profissionais europeus no desenvolvimento de novos conceitos de arquitectura, técnicas e tecnologias.


Onde obter mais informações

Mais informações sobre o Prémio e Menção Especial, incluindo premiados anteriores, podem ser encontrados no site do prémio.