Centro de Informação Europa Criativa

ir para conteudo

Sessão informativa

| critérios de elegibilidade, critérios de avaliação e o processo de candidatura.|

O Centro de Informação Europa Criativa organiza uma sessão informativa online sobre a acção "Parcerias Jornalísticas", no dia 29 de Julho, às 10h e com uma duração prevista de 1h30.

Inscrições aqui.

Inserida na Vertente Transectorial do programa, o apoio aos Média noticiosos é uma das grandes novidades deste novo ciclo Europa Criativa 2021-2027. As acções previstas visam, fundamentalmente, 1) apoiar projectos que criem colaborações transnacionais entre os meios de comunicação para enfrentar os desafios actuais de produção, impacto e monetização do jornalismo e dos média noticiosos de qualidade e 2) apoiar projectos que monitorizem e defendam a liberdade e o pluralismo dos meios de comunicação social.
 

A quem é dirigido?

Com um orçamento total de 7.600.000 €, as Parcerias Jornalísticas devem encorajar a cooperação sistémica entre organizações dos meios de comunicação social para melhorar a viabilidade e a competitividade de jornalismo produzido profissionalmente, quer através da testagem de modelos de negócios inovadores e a partilha das melhores práticas entre pares, bem como através do apoio colaborações jornalísticas.
Para concorrer, é necessário um consórcio composto por pelo menos três parceiros de três países diferentes que participam no programa Europa Criativa. A candidatura é apresentada pelo coordenador do consórcio. O consórcio pode ser constituído por organizações sem fins lucrativos, meios de comunicação públicos e privados (imprensa escrita, online, rádio, podcasts, televisão) e outras organizações relacionadas com os meios de comunicação, tais como associações de meios de comunicação, ONGs, fundações e organizações de formação para jornalistas, etc.

Mais informação sobra a acção "Parcerias Jornalísticas" aqui.
A sessão será conduzida por Sara Machado, responsável pela Vertente Cultura e Vertente Transectorial (Média Noticiosos).