Centro de Informação Europa Criativa

ir para conteudo

Plataformas Europeias para a promoção de artistas emergentes: CALL ABERTA

| Prazo de submissão: 29.09.2021, às 17h (hora de Bruxelas)|

Foi publicado o convite à apresentação de propostas no âmbito da linha de financiamento a Plataformas Europeias para a promoção de artistas emergentes CREA-CULT-2021-PLAT.  Os principais objectivos desta convocatória são apoiar projectos que aumentem a visibilidade e a circulação de artistas europeus emergentes e das suas obras através das fronteiras, da Europa e fora dela. Além disso, visa também aumentar o acesso e a participação em eventos e actividades culturais, bem como o envolvimento e desenvolvimento de novos públicos.

Os projectos financiados ao abrigo deste convite à apresentação de propostas devem contribuir para a implementação das prioridades políticas da UE no domínio cultural. Nesta linha, a circulação de artistas e obras pode contribuir para activar novos e mais sustentáveis espaços culturais públicos. Os projectos seleccionados devem de criar plataformas de lançamento e showcases de artistas, compostos por uma entidade coordenadora e organizações parceiras com uma linha de programação e editorial comum.

Prazo de submissão: 29 de Setembro de 2021 (17:00 CET)
Anúncio dos resultados: Janeiro/ Fevereiro de 2022
Duração máxima dos projectos: máx. três anos
Percentagem de co-financiamento: até 80%
Acesso directo ao documento da call (guidelines) aqui


Prioridades

* Apoiar os artistas e profissionais culturais emergentes e responder às suas necessidades e desafios, apoiando a internacionalização das suas carreiras. Estas acções podem incluir novos modelos de criação, exibição e exposição, estratégias de exportação e distribuição, e mobilidade e intercâmbio.
* Promover um ambiente justo, inclusivo e diversificado para os artistas emergentes, prestando especial atenção ao fosso entre géneros e à luta contra a discriminação. A promoção da igualdade de oportunidades, melhores condições de trabalho e remuneração justa são aspectos que devem fazer parte da estratégia dos projectos apresentados.
* Contribuir para a consciência ambiental e sustentabilidade através do desenvolvimento de capacidades e do desenvolvimento de práticas que contribuam para a implementação do Pacto Verde Europeu.

A quem se dirige?

Plataformas compostas por uma entidade coordenadora e pelo menos 11 organizações parceiras sediadas em pelo menos 12 países participantes.
A entidade coordenadora deve ter um historial de pelo menos 2 anos (a partir da data final de apresentação das candidaturas).

Países elegíveis

São elegíveis para candidatura ao Programa Europa Criativa entidades dos seguintes países :

  • Membros da UE
  • Países Associados
    • Candidatos a membros UE
    • Países EFTA (Islândia e Noruega)
    • Outros países associados ao Programa Europa Criativa; e/ou países que estão em negociações para um acordo de associação desde que o acordo entre em vigor antes da assinatura da subvenção.
       

Consulte a Lista de países que já manifestaram interesse em se associar, e cuja participação no actual Programa depende de assinatura de acordo.

⇒ NOTA! Reforçamos que a participação dos países associados no Programa depende da assinatura de contrato entre estes e a Comissão Europeia. Tal significa apesar dos países que já manifestaram interesse em se associar  serem elegíveis em sede de candidatura, caso o acordo não seja assinado à data de divulgação dos resultados, as entidades não serão elegíveis.


O orçamento total do concurso é de 11.000.000 e espera-se que financie cerca de 15 plataformas destinadas a diferentes sectores culturais e criativos. A subvenção máxima é de 2.100.000 durante os 3 anos do projecto, e a percentagem máxima de co-financiamento é de 80%.

 

Para submeter uma candidatura:
A submissão é um processo de 2 etapas:

a) criar uma conta de utilizador aqui e registar a sua organização aqui
Uma vez que tenha uma conta EULogin, pode registar a sua organização no Registo de Participantes. Quando a sua inscrição estiver finalizada, receberá um código de identificação de participante (PIC) de 9 dígitos.

b) submeter a proposta
Todas as candidaturas são feitas digitalmente através do Portal "Funding & Tender Opportunities".
Ao tratar-se de uma nova plataforma, aconselhamos vivamente a sessão de formação dirigida pela Comissão Europeia e disponível aqui.

Nota importante: A informação aqui facultada é um resumo, pelo que não dispensa a leitura atenta da call document bem como dos outros documentos inerentes e fundamentais à candidatura.
Para esclarecimento de dúvidas e apoio nas candidaturas, por favor contactar Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou +351 21 3230896.