| Deadline da votação popular: 24 de Maio de 2023 |
Portugal concorre com seis projectos para os Prémios Novo Bauhaus Europeu (dois em parceria), cuja votação popular encerra no próximo dia 24 de Maio. Os projectos nacionais em votação são os seguintes:
- Vertente A: «Campeões do Novo Bauhaus Europeu»
Restabelecer uma relação com a natureza - “Reabilitar Troço a Troço” (Município de Santarém)
«Nas últimas décadas assistimos ao afastamento do ser humano da Natureza. Consciente da importância da Água no equilíbrio da Vida, o Projeto Reabilitar Troço a Troço foi concebido para aproximar as pessoas dos recursos hídricos, aplicando soluções baseadas na Natureza que fomentam o sentimento de pertença ao território e a priorização dos políticas de conservação dos ecossistemas ribeirinhos a nível local, aumento da biodiversidade e mitigação das alterações climáticas»
- Vertente C: «Campeões da Educação do Novo Bauhaus Europeu»
Restabelecer uma relação com a natureza - “Programa Atlantis” (Sesimbra)
«Atlantis é um Programa de Literacia do Oceano liderado pela Ocean and Flow que convida os alunos a mergulhar numa experiência aquática e numa viagem pessoal, com o objectivo de despertar e enraizar a responsabilidade ambiental e promover a protecção dos oceanos a nível local. O Programa Atlantis combina sonho, criatividade, conhecimento do oceano e envolvimento activo nas comunidades locais para criar uma rede replicável e escalável de cidadãos activos e guardiões do oceano»
- Vertente C: «Campeões da Educação do Novo Bauhaus Europeu»
Reconquistar um Sentimento de Pertença - “Casas e Lugares do Sentir - Craft Lab” (Município do Fundão)
«As “Casas e Lugares do Sentir”, criadas pelo Município do Fundão num protocolo com a UNESCO, visam estimular, conservar e preservar o território e o seu património material e imaterial, num território rico em tradições e saberes, que urge preservar, promover e dar a conhecer a outros. Visa a salvaguarda das tradições e a transmissão de saberes, de base local e tradicionais, aproximando gerações e capacitando mais pessoas para viverem em territórios rurais»
- Vertente C: «Campeões da Educação do Novo Bauhaus Europeu»
Priorizar os lugares e as pessoas que mais precisam - “A house is a mountain is a hat” (Área Metropolitana de Lisboa)
«´Uma casa é uma montanha é um chapéu´ é um livro infantil acessível, táctil e de fácil leitura sobre arquitetura que explora ´a casa´ nas suas múltiplas dimensões. Apresenta conceitos sobre o ambiente construído e o poder da arquitetura - como ela pode ser criada, utilizada e transformada de forma consciente, em harmonia com o planeta. Com cores e relevo, letras grandes e Braille, está disponível em bibliotecas e livrarias e também pode ser lido por crianças cegas ou com baixa visão»
- Vertente C: «Campeões da Educação do Novo Bauhaus Europeu»
Necessidade de um ecossistema industrial baseado no ciclo de vida e no longo-prazo - “Worldfield ´Weltacker´ Rothenklempenow” (Cross-Border/International Alemanha-Portugal)
«2000m² de terreno! Isso é o que cada um de nós teria à disposição se distribuíssemos a terra arável disponível de forma igualitária sobre a população mundial. O Worldfield em Rothenklempenow toma estes números como ponto de partida para uma exposição viva ao ar livre que apresenta as interligações entre nossa alimentação, agricultura e o solo. A recém-inaugurada "Worldfield House" - uma construção multifuncional feita de bolas de palha, madeira e barro - ampliará o escopo educacional do nosso projecto»
- Vertente C: «Campeões da Educação do Novo Bauhaus Europeu»
Necessidade de um ecossistema industrial baseado no ciclo de vida e no longo-prazo - "Science in Migrant Communities" (Cross-Border/International Bélgica-Portugal)
«Native Scientists envolve comunidades migrantes carentes em toda a Europa em diálogos significativos sobre a Ciência. Esta iniciativa reúne estudantes e cientistas da mesma comunidade migrante por meio de oficinas práticas emocionantes, multidisciplinares, onde a ciência é comunicada numa linguagem de herança comum. As oficinas baseiam-se na cultura compartilhada e nos laços comunitários dos participantes para promover a alfabetização científica e linguística, bem como um senso comum de pertença»
Promovidos pela Comissão Europeia e lançado pela presidente Ursula von der Leyen no seu discurso sobre o Estado da União de 2020 para aproximar as comunidades e ligar o Pacto Ecológico Europeu ao nosso quotidiano e aos espaços em que vivemos, o Novo Bauhaus Europeu (New European Bauhaus - NBE) apela a todos os europeus para que imaginem e construam em conjunto um futuro sustentável e inclusivo. Posteriormente, os Prémios Novo Bauhaus Europeu (New European Bauhaus) foram lançados, prémios que constituem um projeto ambiental, económico e cultural que visam combinar a concepção, sustentabilidade, disponibilidade, acessibilidade de preços e o investimento a fim de ajudar a concretizar o Pacto Ecológico Europeu das pessoas.
Os Prémios Novo Bauhaus Europeu pretendem criar pontes entre diferentes contextos, promover uma abordagem transdisciplinar e tirar partido de uma participação a todos os níveis, inspirando um movimento que visa facilitar e orientar a transformação das nossas sociedades de acordo com três valores indissociáveis:
- Sustentabilidade
Englobar objectivos climáticos, circularidade, poluição zero e biodiversidade - Inclusão
Englobar a valorização da diversidade e a garantia da acessibilidade, tanto em termos físicos como de preço - Estética e qualidade da experiência das pessoas
Através da conceção, de emoções positivas e de benefícios culturais
De referir que cada uma destas quatro categorias contempla três vertentes paralelas:
- Vertente A: «Campeões do Novo Bauhaus Europeu»
Dedicada a projectos existentes e concluídos com resultados claros e positivos - Vertente B: «Estrelas Ascendentes do Novo Bauhaus Europeu»
Dedicada a conceitos apresentados por jovens talentos com idade igual ou inferior a 30 anos. Os conceitos podem estar em diferentes fases de desenvolvimento, desde ideias com um plano claro até ao nível do protótipo - Vertente C: «Campeões da Educação do Novo Bauhaus Europeu»
Dedicada a iniciativas centradas na educação e na aprendizagem. São elegíveis tanto projectos concluídos como iniciativas com um nível mínimo de maturidade
Os prémios são atribuídos em quatro categorias, baseadas nos eixos temáticos de transformação que orientam a concretização do Novo Bauhaus Europeu:
- Restabelecer a ligação com a natureza
- Recuperar um sentimento de pertença
- Dar prioridade aos lugares e às pessoas que mais necessitam
- Necessidade de efectuar uma reflexão de longo prazo centrada no ciclo de vida e integrada no ecossistema industrial
Para votar nos Prémios Novo Bauhaus Europeu, aceder aqui. Este ano, concorreram cerca de 1.450 candidaturas, sendo seleccionados 61 finalistas. Os resultados dos vencedores serão anunciados em Junho de 2023..