A Comissão Europeia propôs uma sexta Horizon Europe Mission dedicada inteiramente à Nova Bauhaus Europeia (NEB), que já tem adesão de nove programas da UE, entre eles o Programa Europa Criativa (os restantes são Horizon Europe, European Regional Development Fund, LIFE, Digital Europe, Single Market Programme, COSME, Erasmus+ e European Solidarity Corps). Recorde-se que a União Europeia definiu cinco domínios de missão no âmbito do Programa Horizonte Europa, as denominadas Horizon Europe Mission, missões que visam contribuir para a concretização dos objectivos do Pacto Ecológico Europeu, do Plano Europeu de Luta contra o Cancro e dos Objectivos do Desenvolvimento Sustentável, concretamente os seguintes:
- O combate às alterações climáticas
- Encontrar uma cura para o cancro
- Proteger os oceanos
- O desenvolvimento das cidades do futuro
- Assegurar a saúde do solo e alimentos
Se endossada pelos Estados Membros e a comunidade, esta sexta missão seria adicionada às cinco já existentes. Com foco em soluções de pesquisa e inovação, a missão proposta do NEB visaria transformar os bairros da Europa para melhor, «tornando-os bonitos, sustentáveis e inclusivos. Esses bairros devem actuar como “laboratórios vivos” para a inovação. Durante a sua fase preparatória, a missão do NEB será mais bem definida», refere a UE através da sua página.
Recorde-se que a iniciativa New European Bauhaus, lançada em finais de 2020 pela Comissão Europeia para aproximar as comunidades e ligar o Pacto Ecológico Europeu ao quotidiano e aos espaços em que vivemos, tem como objectivo fazer com que os europeus imaginem e construam, em conjunto, um futuro sustentável e inclusivo, cuja beleza cative os nossos olhos, as nossas mentes e as nossas almas. O programa pretende criar um novo estilo de vida que combina sustentabilidade com bom design, menos carbono e que seja inclusivo e acessível a todos, respeitando as inúmeras diversidades que temos na Europa e fora dela.
Deste modo, o New European Bauhaus pretende inspirar um movimento que visa facilitar e orientar a transformação das nossas sociedades, sustentada por três valores indissociáveis:
- Sustentabilidade (englobando objetivos climáticos, circularidade, poluição zero e biodiversidade)
- Inclusão (englobando a valorização da diversidade e a garantia da acessibilidade, tanto em termos físicos como de preços)
- Estética e qualidade da experiência das pessoas (através da conceção, de emoções positivas e de benefícios culturais)
«Após dois anos de implementação, a iniciativa fez progressos significativos: tem a sua própria comunidade de mais de 1.000 membros activos em toda a Europa e além, um grupo "consultivo" composto por figuras conceituadas nos mundos da arquitetura, cultura, design e sustentabilidade e está a inspirar uma série de projectos e iniciativas ascendentes que testam e demonstram as ideias e acções da Nova Bauhaus europeia.»
LEIA TAMBÉM
Comissão Europeia publica relatório sobre o progresso do New European Bauhaus
Call aberta para participar no New European Bauhaus Festival 2024
Literacia científica junto de migrantes vence Prémio da Nova Bauhaus Europeia 2023