Mecanismo de Garantia Financeira
Com o objectivo de facilitar o acesso ao financiamento bancário por parte das PME e demais organizações dos sectores cultural e criativo (SCC), ao abrigo do Programa Europa Criativa 2014-2020 (Vertente Transectorial), a Comissão Europeia, em cooperação com o Fundo Europeu de Investimento lançou o Mecanismo de Garantia Financeira para os sectores cultural e criativo (CCS GF).
O Mecanismo de Garantia Financeira incentiva as instituições financeiras a criarem uma carteira de empréstimos exclusivas para as PME destes sectores, oferecendo um fundo de garantia e formação especializada sobre o sector.
Em Portugal, a Caixa Geral de Depósitos aderiu ao Mecanismo de Garantia Financeira e lançou em 2019 o produto Caixa Invest Cultura Criativa, destinado às PME e organizações dos sectores cultural e criativo.
Em 2020 foi a Vez do Millennium BCP lançar a carteira de empréstimos FEI Sectores Culturais e Criativos.
O Mecanismo de Garantia Financeira para os SCC terá continuidade no actual quadro plurianual 2021-2027, desta feita no âmbito do novo Programa InvestEU.
Para mais informações sobre como está a correr o mecanismo nos restantes países (quais os bancos, montantes dos empréstimos e entidades, consulte o Website do Fundo Europeu de Investimento.