Média Noticiosos
(News Media)
Nota Prévia:
Pretendemos com esta informação salientar alguns critérios que permitam a identificação rápida do enquadramento de possíveis projectos no programa Europa Criativa. No entanto, salientamos que a informação disponibilizada neste website, não invalida a absoluta necessidade de leitura dos respectivos guidelines das linhas de financiamento, por forma a aferir, nomeadamente, os critérios de elegibilidade e de avaliação. Os documentos poderão ser encontrados no portal Funding and Tenders.
O apoio da União Europeia ao sector dos meios da comunicação social passa principalmente pelo seguinte:
- Rubrica «Ações multimédia», destinada a financiar a cobertura mediática independente de questões relativas à UE.
- Projectos-piloto e ações preparatórias propostos de um ano para o outro pelo Parlamento Europeu, sobre diversos temas.
- e, mais recentemente, acções levadas a cabo no âmbito do seu programa «Europa criativa» que visam apoiar o pluralismo e a liberdade dos meios de comunicação social, a colaboração entre os meios de comunicação social e a literacia mediática.
Tendo em conta que a pandemia afetou gravemente o sector dos meios de informação, e face aos desafios crescentes que coloca a desinformação e a alteração nas fontes de receita, a Comissão Europeia lançou a "The News Initiative" em Dezembro de 2020, no âmbito de um plano mais vasto que visa contribuir para a recuperação dos sectores do audiovisual e dos meios de comunicação social.
A Iniciativa "The News Initiative" reúne assim vários instrumentos de financiamento numa designação comum e consiste nas seguintes etapas:
- A realização de diálogos mais regulares com representantes do sector europeu dos meios de comunicação social, a fim de compreender as necessidades existentes e ajudar as organizações a se desenvolverem e a desempenharem a sua missão nas nossas democracias.
- Um melhor acesso a financiamento ao abrigo do InvestEU, o programa de investimento da UE. O Mecanismo de Garantia dos Setores Culturais e Criativos, que ajudou já 6 000 organizações em 19 Estados-Membros da UE, funcionará no âmbito do InvestEU. A Comissão irá igualmente criar um projeto-piloto de capitais próprios para co-investir em meios de informação com filantropos, fundações e parceiros privados. Ambas as iniciativas serão complementadas com actividades de capacitação concebidas para aumentar o conhecimento dos investidores sobre o mercado dos meios de informação.
- Linhas de financiamennto: os convites anuais à apresentação de propostas no âmbito do programa Europa Criativa apoiam, por exemplo, parcerias entre órgãos da comunicação social que pretendam partilhar boas prácticas comerciais ou realizar projetos jornalísticos conjuntos.
- Além da convocatória de «Parcerias Jornalísticas», o Programa Europa Criativa 2021 - 2027 inclui, pela primeira vez, ações de apoio ao pluralismo e à liberdade dos meios de comunicação social e à literacia mediática.
No total, o apoio da UE ao sector dos meios da comunicação social ao abrigo do programa Europa Criativa corresponde a 3 % da dotação total para 2021-2027. As organizações de News media são também elegíveis para convites à apresentação de propostas de outros programas (por exemplo, o Programa Horizonte Europa), embora esses convites não visem especificamente os meios de informação. O apoio aos média noticiosos insere-se na Vertente Transectorial e é uma das grandes novidades do novo ciclo Europa Criativa 2021-2027.
Brochura disponível aqui
- ⇒ Consulte a informação sobre as calls lançadas no âmbito do Europa Criativa:
• Call de apoio a Parcerias Jornalísticas
• Literacia Mediática
• Liberdade de imprensa e pluralismo


