European Mini-Slate Development
(Exclusivo para países de baixa capacidade de produção audiovisual)
Estado da call: Aberta
Objectivos da acção:
- Estimular a cooperação transfronteiriça, a mobilidade e a inovação na criação e produção de obras audiovisuais europeias
- Permitir aos produtores dos países de baixa capacidade de produção audiovisual (grupo A e B) expandir, diversificar, inovar e solidificar a sua posição no mercado
Lista dos países baixa capacidade de produção audiovisual (grupo A e B)
Grupo A:
Chéquia , Estónia, Grécia, Croácia, Polónia, Portugal, Roménia
Grupo B:
Bulgária, Luxemburgo, Eslovénia, Lituánia, Eslováquia, Hungria, Letónia, Chipre, Malta
Os seguintes países terceiros também serão considerados no Grupo B, desde que estejam preenchidas as condições para a sua participação no MEDIA:
Albânia, Bósnia e Herzegovina, Geórgia, Islândia, Lichtenstein, Montenegro, Macedónia do Norte, República da Sérvia, Ucrânia.
⇒ Ver PDF com lista de países de Baixa Capacidade de Produção Audiovisual (low capacity countires)
Duração da acção:
- 36 meses
Projectos elegíveis:
- O desenvolvimento de 2-3 projectos de Animação, Documentário Criativo ou Ficção para Cinema, TV ou Plataformas Digitais.
- Após o cumprimento do número mínimo exigido de obras podem os produtores juntar uma curta-metragem (de um talento emergente).
Entidades elegíveis:
- Produtoras europeias capazes de / com recursos para trabalhar em vários projectos em paralelo que cumulativamente cumpram os seguintes
Critérios de elegibilidade :
- Devem ser produtoras audiovisuais europeias independentes de países de baixa capacidade de produção audiovisual (LCC) (com sede em países LCC participantes na Vertente MEDIA e detidas por nacionais desses países)
- Deve possuir a maioria dos direitos
- Deve ter produzido 1 obra de Animação, Documentário Criativo ou Ficção com pelo menos 24 minutos de duração desde 2017 (duração não exigível a projectos de Realidade Virtual)
- no qual a empresa é a única produtora OU
- em caso de co-produção, a empresa foi co-produtor maioritário no plano de financiamento OU
- o produtor tenha um onscreen credit como produtor ou produtor delegado (considerados apenas CEO ou accionista)
- A obra produzida tenha sido distribuída comercialmente em pelo menos 3 países diferentes do país do candidato, até ao dia anterior à data de fecho da call (deadline). A distribuição comercial comporta: sala de cinema, televisão ou plataformas digitais (no caso de TV (linear) obrigatório 3 broadcasters diferentes). Não é considerada a participação em festivais.
⇒Novidade 2024: Produtores podem candidatar-se a mais que uma call de apoio ao desenvolvimento/ por ano orçamental. No entanto:
- Apenas 1 vez a cada uma das diferentes calls enquanto líder (co-desenvolvimento, slate funding, mini-slate funding oiu videojogos e conteúdo Imersivo)
- Cada obra pode ser apresentada a candidatura apenas 1 vez/por ano orçamental
Actividades elegíveis:
Apenas actividades de desenvolvimento para a seguinte tipologia de obras são elegíveis:
Primeiramente pensado para: | Sala de Cinema | TV/Plataformas digitais | Projectos interactivos/ não lineares |
Animação | Min. 60 minutos | Min. 24 minutos | Sem duração pré-determinada |
Documentário Criativo | Min. 60 minutos | Min. 50 minutos | Sem duração pré-determinada |
Ficção | Min. 60 minutos | MIn. 90 minutos | Sem duração pré-determinada |
- Obras para exibição em sala
- Longas-metragens, animações e documentários criativos com uma duração mínima de 60 minutos
- Obras destinadas principalmente para televisão ou plataformas digitais
- Projectos de ficção (one-off ou série) com uma duração total de no mínimo 90 minutos
- Documentários criativos (one-off ou série) com uma duração total de no mínimo 50 minutos
- Obras de animação (one-off ou série) com uma duração total de no mínimo 24 minutos
- Projectos interactivos, não lineares de ficção, animação ou documentário criativo (por exemplo, projetos narrativos de realidade virtual) de qualquer duração
⇒O dia de início da rodagem (Principle photography), ou equivalente, só pode ter lugar 10 meses a partir da data de fecho da call.
Financiamento
- Lump sum. Os montantes fixos por projecto dependem do género, tipo e, no caso de obras de ficção), da dimensão dos projectos (ver tabela abaixo)
- Taxa de co-finaciamento máxima: 70%
- Pré- financiamento entregue ao candidato 1 mês após assinatura do contrato no valor de 70% do financiamento a atribuir
Como apresentar candidatura
A submissão de candidaturas é um processo de 2 etapas:
1. Criar uma conta de utilizador (EULogin) aqui e registar a sua organização aqui
⇒ Uma vez que tenha uma conta EULogin, pode registar a sua organização no Registo de Participantes. Quando a sua inscrição estiver finalizada, receberá um código de identificação de participante (PIC) de 9 dígitos.
2. Submeter a proposta. Todas as candidaturas são feitas digitalmente através do Portal "Funding and Tenders Opportunities"
⇒ Por se tratar de uma nova plataforma, aconselhamos a consulta do vídeo da sessão de formação dirigida pela Comissão Europeia e disponível aqui
Nota importante: A informação aqui facultada é um resumo, pelo que não dispensa a leitura atenta da call document bem como dos outros documentos inerentes e fundamentais à preparação da candidatura.