Centro de Informação Europa Criativa

ir para conteudo

Pacto Ecológico Europeu - Sectores Culturais e Criativos

Desenvolvemos esta área no website por forma a partilhar informação relevante na abordagem ao tema da sustentabilidade ambiental, quer na Vertente Cultura, quer na Vertente MEDIA (cinema e audiovisual).

 

Enquadramento

As prioridades definidas pela Comissão Europeia para 2019-2024 definem a estratégia política global da União Europeia e são extremamente relevantes para elaboração de políticas no domínio da cultura a nível da UE e para os principais temas da cooperação cultural europeia.

O Pacto Ecológico Europeu: Uma das seis prioridades políticas da Comissão Europeia para o período de 2019-2024 traduz-se no Pacto Ecológico Europeu - ser o primeiro continente com impacto neutro no clima. Neste sentido, o Programa Europa Criativa - o Programa da UE de apoio exclusivo aos sectores culturais e criativos – inclui um conjunto de directrizes e mesmo, em alguns casos, critérios de avaliação relativamente à estratégia de sustentabilidade ambiental, os quais influenciam a escolha dos projectos a financiar.

“A mudança para uma economia circular é uma das chaves para um planeta mais sustentável. Isso significará aumentar a consciência de como as coisas são feitas, como são usadas e o que acontece com elas no final de suas vidas.(…)

As artes muitas vezes podem transmitir esses princípios de sustentabilidade de forma mais simples, eficaz e tangível do que qualquer discurso político. E a imaginação criativa pode encontrar novas maneiras de tornar a economia circular uma realidade.” (in, Website da União Europeia)

Por outro lado o Media and Audiovisual Action Plan (MAAP), que visa impulsionar os média europeus e ajudar a manter a autonomia cultural e tecnológica europeia na era digital, define também como um dos objetivos ajudar a indústria a tornar- se neutra em relação ao clima até 2050, facilitando a partilha de boas práticas e colocando um foco mais forte na sustentabilidade ambiental no Europa Criativa MEDIA.

O regulamento do Programa Europa Criativa: "Refletindo a importância da luta contra as alterações climáticas, em consonância com os compromissos da União para aplicar o Acordo de Paris adotado pela Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas e para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, o Programa Europa Criativa 2021-2027 visa contribuir para a integração das ações climáticas e para a consecução da meta global que consiste em canalizar 30 % das despesas constantes  do  orçamento  da  União  para  apoiar  objetivos  climáticos.  (...) Durante a execução do Programa, as ações pertinentes deverão ser identificadas e postas em prática, sem alterar o caráter  fundamental do Programa, e deverão  ser  reavaliadas no contexto dos processos de avaliação e de revisão pertinentes." (In Regulamento Programa Europa Criativa. Parágrafo 36º)

Neste contexto, desenvolvemos esta área no website por forma a partilhar informação que poderá ser relevante na abordagem ao tema da sustentabilidade ambiental, quer na Vertente Cultura, quer na Vertente MEDIA (cinema e audiovisual).

Este é um trabalho realizado em conjunto com a Direcção-Geral das Artes, que disponibiliza também no seu site institucional um conjunto de informações e documentos de grande relevância relacionados com a sustentabilidade ambiental no sector cultural.

Trata-se de um "trabalho em curso", mas esperamos que ajude desde já!  E agradecemos todos os contributos :) Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Saiba mais em :