Inclusão, Diversidade e igualdade de género - Cultura & AV
Desenvolvemos esta área no website por forma a partilhar informação que poderá ser relevante na abordagem ao tema da Inclusão, diversidade e igualdade de género, quer na Vertente Cultura, quer na Vertente MEDIA (cinema e audiovisual).
As prioridades definidas pela Comissão Europeia para 2019-2024 definem a estratégia política global da União Europeia e são extremamente relevantes para elaboração de políticas no domínio da cultura a nível da UE e para os principais temas da cooperação cultural europeia. O novo Programa Europa Criativa prevê o reforço da importância da igualdade de género em todos os projetos beneficiários.
O novo Programa Europa Criativa 2021-2027a prevê o reforço da importância da igualdade de género em todos os projetos beneficiários, sendo inclusivamente alvo de pontuação nos critérios de avaliação da Vertente MEDIA (Cinema e Audiovisual).
Neste contexto, desenvolvemos esta área no website por forma a partilhar informação que poderá ser relevante na abordagem ao tema da Inclusão, diversidade e igualdade de género, quer na Vertente Cultura, quer na Vertente MEDIA (cinema e audiovisual).
Trata-se de um "trabalho em curso", mas esperamos que ajude desde já!
E agradecemos todos os contributos para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. :)
Enquadramento
A Estratégia da União Europeia (UE) para a Igualdade de Género visa alcançar progressos significativos rumo a uma Europa igualitária em termos de género até 2025. A estratégia apresenta objectivos e acções para cumprir o compromisso assumido pela Comissão von der Leyen de alcançar uma União da Igualdade.
“Todos os cidadãos, independentemente do seu sexo, da sua identidade e expressão de género, das suas características sexuais, da sua identidade sexual, da sua origem racial ou étnica, da sua idade, da sua religião ou crença e de qualquer deficiência, devem poder seguir o caminho que escolheram na vida e ter as mesmas oportunidades de prosperar, participar e liderar.”
As conclusões da Presidência sobre a igualdade de género no domínio da cultura, adoptadas em Dezembro de 2020, sublinham o potencial da cultura na promoção da igualdade de género e no reconhecimento das desigualdades de género persistentes no sector.
O Plano de Trabalho para a Cultura 2019-2022 reconhece que a igualdade de género é um pilar da diversidade cultural e desempenha um papel fundamental na luta contra os estereótipos e na promoção de mudanças societais.
Além disso, o grupo de peritos do MAC (Método Aberto de Coordenação, OMC na sigla em inglês) em matéria de igualdade de género trabalhou, entre o outono de 2019 e a primavera de 2021, num conjunto de recomendações políticas e acções para dar resposta a estes desafios no âmbito do novo Programa Europa Criativa 21-27. O resultado é o relatório MAC: relatório MAC «Towards gender equality in the cultural and criative sectors» (Rumo à igualdade de género nos sectores culturais e criativos), publicado em junho de 2021.
A questão do equilíbrio entre homens e mulheres nos sectores culturais e criativos foi também debatida em 2019 entre a UE e as partes interessadas dos sectores culturais e criativos no âmbito do Diálogo Estruturado «Voices of Culture», que reuniu 36 representantes do sector, vindos de toda a UE.
Neste contexto, o novo Programa Europa Criativa 2021-2027a prevê o reforço da importância da igualdade de género em todos os projetos beneficiários, sendo inclusivamente alvo de pontuação nos critérios de avaliação da Vertente MEDIA (Cinema e Audiovisual).
Fonte: website da Comissão Europeia com edição Centro de Informação Europa Criativa
Saiba mais em :