Outras fontes de financiamento
⇒⇒ Outras fontes de financiamento UE
Para além do Programa Criativa outros Programas e fundos europeus financiam entidades e projectos dos sectores culturais e criativos. Apresentamos algumas possibilidades abaixo.
- Horizon Europe
- CERV - Citizens Equality Rights and Values
- Erasmus +
- STARTS - Science, Technology and the Arts
- Fundos Estruturais - Portugal
- PRR - Programa de Recuperação e Resiliência
- Linha dos Fundos – o apoio dedicado para questões sobre PT2020, PT2030 e PRR
- Guia de apoio às Indústrias Criativas (financiamentos) nacionais e europeus
⇒⇒ Fundos para o sector cinematográfico e audiovisual financiados pelo Europa Criativa MEDIA
- IDFA Bertha Fund - Fundo dedicado exclusivamente a estimular e capacitar o sector do documentário criativo na África, Ásia, Europa Oriental, América Latina, Caribe e Oceânia.
- TFL Coproduction Fund - Apoia coproduções entre produtores europeus e co-produtores internacionais.
- Hubert Bals Fund- apoia projetos cinematográficos inovadores em todas as fases do processo de produção, trabalhando especialmente com cineastas de países onde o financiamento e a infraestrutura local para filmes são escassos ou restritivos.
- World Cinema Fund (Berlinale)- Concentra-se no apoio à produção e distribuição de filmes da América Latina, das regiões das Caraíbas e do Pacífico, de África, do Médio Oriente, da Ásia Central e do Sudeste Asiático, do Cáucaso, bem como do Bangladesh, do Nepal, da Mongólia e do Sri Lanka.
- ACM Distribution - Fundo destinado a apoiar e promover a distribuição e circulação internacional de filmes co-produzidos entre um país europeu e um país não europeu.
- Rede Europa Cinemas - Apoio à exibição de cinema europeu não nacional
⇒⇒ Consulte também as ferramentas para identificação de fontes de financiamento europeus para o seu projecto
- Guide to EU Funding 2023 (editado pelo Parlamento Europeu. Integra diversas fontes de financiamento incluindo para o sector cultural)
- CulturEU Funding guide (guia de financiamento da UE para os sectores culturais e criativos (excepto AV))
- Mapping tool on funding opportunities for audiovisual and news media
-
So, You Need Money? (https://creativesunite.eu/synm): Orientada para profissionais dos SCC através de 700 diferentes provedores de financiamento privado e público a nível nacional. O objetivo é promover os diferentes instrumentos de financiamento, oferecer uma visão geral sobre as oportunidades de longo prazo adaptadas às necessidades específicas dos utilizadores e promover capacitação através de casos inspiradores, kits de ferramentas úteis, etc (no âmbito da Plataforma Creatives Unite).
Esta ferramenta pretende ser complementar ao guia de financiamento CulturEU, e fornecer informações sobre os recursos de financiamento que não são abrangidos pelo mesmo.
⇒⇒ Outros fundos e organizações de apoio aos sectores culturais e criativos em Portugal
- New Dawn : Um esforço combinado de (actualmente) 9 fundos públicos de cinema para apoiar mais diversidade na indústria cinematográfica internacional. O New Dawn funciona como um fundo de produção, disponibilizando financiamento adicional para produções de filmes e apoiando os cineastas na criação de redes. Exclusivo para profissionais dos 9 países, cujos fundos nacionais participam no New Dawn - incluindo Portugal através do ICA - Instituto do Cinema e do Audiovisual.
- Fundação Calouste Gulbenkian: Bolsas para formação em artes no estrangeiro - vertente de artes visuais, dança, teatro, cinema e música
- Fundação Calouste Gulbenkian: Apoio à Criação Artística - Artes Performativas, Artes Visuais e Cinema
- Fundação Calouste Gulbenkian: Apoio à Circulação Internacional - Artes Performativas, Artes Visuais e Cinema. Apoio a projetos que contribuam para a visibilidade internacional de obras de criadores portugueses ou de criadores estrangeiros com residência em Portugal nas áreas de Artes Performativas – Dança (coreografia) e Teatro (encenação de teatro e ópera) –, Artes Visuais (desenho, escultura, fotografia, performance, pintura e vídeo) e Cinema (realização).
- ICA – Instituto do Cinema e do Audiovisual
- GEPAC – Gabinete de Estratégia e Avaliação das Actividades Culturais (Operacionalização da componente de Investimento RE-C04-i01 “Redes Culturais e Transição Digital")
- DGArtes – Direção-Geral das Artes
- DGLAB - Direcção-Geral do Livro dos Arquivos e das Bibliotecas
- Fundação GDA (Info apoios a artistas + Programas Comunitários)
Consulte também o menu : Links úteis