Centro de Informação Europa Criativa

ir para conteudo

Brevemente ...

Rede Europa Cinemas
(apoio à exibição de cinema)

 

A rede Europa Cinemas é apoiada através  linha de financiamento MEDIA - Redes de Exibição Cinematográfica, a qual visa  apoiar redes de exibidores de cinema cujos membros promovam a exibição de uma percentagem significativa de filmes europeus recentes.

São elegíveis redes que representem no mínimo 100 cinemas situados, em, pelo menos, 20 países participantes no Programa.

Trata-se de um apoio "em cascata", i.e o apoio às salas de cinema é feito através de uma candidatura directa à Rede Europa Cinemas. O montante de apoio atribuído posteriormente pela Rede a cada exibidor é determinado de acordo com a programação, tendo em consideração, nomeadamente, o número de filmes europeus exibidos, o sítio de origem e o país no qual será exibido.

Presentemente (Março 2024), 13 salas de cinema portuguesas são membros da Rede Europa Cinemas e beneficiam do apoio do MEDIA, algumas das quais apresentaram candidatura em Mini-rede.
 
⇒Todas as informações relativas a candidatura a membro da Rede Europa Cinemas: aqui
 

⇒Para obter mais informações sobre as oportunidades da Rede Europa Cinemas para os exibidores portugueses contactar: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 

REDES de Festivais Europeus de Cinema

Estado da call: Aberta 03 Outubro 2023

Data de fecho: 11 Abril 2024, 16h (hora de Portugal  continental)
⇒ Acompanhe o estado do concurso no menu Concursos⇒ Aceda aos documentos da call no Portal Funding &Tender Opportunities
 
⇒⇒ Verifique se o seu festival é elegível à call aqui
 

Contexto:

No âmbito do objetivo específico do Programa Europa Criativa de promover a competitividade, a escalabilidade, a cooperação, a inovação e a sustentabilidade (nomeadamente através da mobilidade) no sector audiovisual europeu, a presente call enquadra-se nas seguintes prioridades da vertente MEDIA:

  • Reforçar a circulação, promoção e distribuição online e em sala de obras audiovisuais europeias, na União e internacionalmente no novo ambiente digital; inclusive por meio de modelos de negócio inovadores;
  • Promover obras audiovisuais europeias, incluindo obras patrimoniais e apoiar o envolvimento e o desenvolvimento de públicos de todas as idades, em particular do público jovem, em toda a Europa e não só.

Objectivos da acção:

Apoiar actividades colaborativas entre festivais europeus com o objetivo de aumentar o interesse do público pelos conteúdos audiovisuais europeus não nacionais e promover a sua circulação e visibilidade.

Duração da acção:

  • 24 meses

 Entidades elegíveis:

  • Candidaturas de redes: (mínimo) 1 Coordenador + 3 festivais (todos participantes no Programa MEDIA). O coordenador será o único candidato!
    • Apenas 20% dos membros podem ser sediados num mesmo país (i.e. apenas redes com 10 ou mais membros podem repetir países)
    • festivais podem ser membros de no máximo 2 redes
  • Festivais europeus que programem uma proporção significativa de filmes e obras audiovisuais europeias não nacionais e tenham como objectivo actividades destinadas a expandir e renovar públicos. (Consulte a lista de países participantes no Programa)
  • 50% da programação deve ser consagrada a filmes e obras não nacionais de países participantes na vertente MEDIA
  • A programação deve ser de pelo menos 15 países MEDIA, incluindo países de baixa capacidade de produção audiovisual

⇒ Consulte a lista de países participantes no Programa

Projectos elegíveis:

  • Que visem reforçar a cooperação entre os festivais audiovisuais europeus membros de uma Rede que exibe uma parte significativa de filmes e obras audiovisuais europeias não nacionais, através de actividades coordenadas/colaborativas destinadas a expandir e renovar audiências;
  • Que visem aumentar o impacto dos festivais audiovisuais europeus, com o objetivo de reforçar a promoção, distribuição e a circulação de filmes e obras audiovisuais europeias não nacionais junto a audiências crescentes em toda a Europa;
  • Que visem fomentar a troca de conhecimento e modelos de boas práticas de cooperação entre festivais por meio de actividades coordenadas/colaborativas direccionadas à expansão e renovação de públicos;
  • Que visem aproveitar a transformação digital, incluindo o desenvolvimento e atualização de ferramentas online e aplicativos de dados (data applications).

Actividades elegíveis

As actividades elegíveis da rede são aquelas relacionadas com:

  • Actividades coordenadas e colaborativas com o objetivo de expandir o desenvolvimento e o interesse do público por filmes e obras audiovisuais europeias;
  • Coordenação dos membros da rede e atividades relacionadas ao seu desenvolvimento estruturado sustentável (por exemplo, eventos colaborativos; partilha de conhecimento e know-how; comunicação entre os membros);
  • Actividades coordenadas e colaborativas promovendo práticas sustentáveis e ambientalmente responsáveis;
  • Apoio a terceiros, designadamente a festivais audiovisuais realizados nos países participantes do MEDIA .

Financiamento

  • Budget base
  • Taxa de co-financiamento de 90% do total dos custos
  • Máximo de €100.000 por membro da rede
  • Pré- financiamento entregue 1 mês após assinatura do contrato no valor de 60% do financiamento a atribuir

 

Como apresentar candidatura

A submissão de candidaturas é um processo de 2 etapas:

1. Criar uma conta de utilizador (EULogin) aqui  e registar a sua organização aqui

⇒ Uma vez que tenha uma conta EULogin, pode registar a sua organização no Registo de Participantes. Quando a sua inscrição estiver finalizada, receberá um código de identificação de participante (PIC) de 9 dígitos.

2. Submeter a proposta. Todas as candidaturas são feitas digitalmente através do Portal "Funding and Tenders Opportunities"

⇒ Por se tratar de uma nova plataforma, aconselhamos a consulta do vídeo da sessão de formação dirigida pela Comissão Europeia e disponível aqui

⇒ Consulte o manual de preparação de candidaturas aqui

Nota importante: A informação aqui facultada é um resumo, pelo que não dispensa a leitura atenta da call document bem como dos outros documentos inerentes e fundamentais à preparação da candidatura.

 

 MAAP - Media and Audiovisual Action Plan

(Plano de Acção para os Média e o Audiovisual)

 

A Comissão Europeia adoptou o Plano de Acção para os Média e o Audiovisual (MAAP - Media and Audiovisual Action Plan) para apoiar a recuperação e transformação destes sectores.

O Plano de Acção concentra-se em três áreas de actividade e 10 acções concretas. Estas visam ajudar os sectores recuperar da crise, facilitando e ampliando o acesso ao financiamento; promovendo a transformação (estimulando investimentos para abraçar as transições digitais e ecológicas); assegurando a resiliência futura do sector e a capacitando os cidadãos e das empresas europeias.

As diferentes acções serão lançadas e implementadas ao longo de 2021 e 2022.

⇒ Consulte mais informações sobre acções, fases, progresso e prazos específicos no website da Comissão Europeia aqui

{Play}

MEDIA 360°

Estado da call: Fechada (não abre em 2024)
Data de fecho: 12 de Abril 2022, 16h, (hora de Portugal  continental)
⇒ Acompanhe o estado do concurso no menu Concursos
⇒ Aceda aos documentos da call no Portal Funding and Tender Opportunities

 

Objectivos da acção:

  • Explorar as sinergias entre os ecossistemas existentes, desenvolver ainda mais o potencial de cooperação, alcançar economias de escala nas diferentes atividades apoiadas, criar impacto em toda a cadeia de valor.
  • Apoiar um pacote de actividades relaccionadas com a facilitação da criação e promoção de conteúdos europeus e/ou a adoção de novas tecnologias ou novos modelos de negócio para o sector audiovisual.

 Duração da acção:

  • 36 meses

Entidades elegíveis:

 Projectos elegíveis:

Financiamento

  • Taxa de co-financiamento de 70%.
  • Pré- financiamento entregue ao candidato 1 mês após assinatura do contrato no valor de 40% do financiamento a atribuir

Como apresentar candidatura

A submissão de candidaturas é um processo de 2 etapas:

1. Criar uma conta de utilizador (EULogin) aqui e registar a sua organização aqui

⇒ Uma vez que tenha uma conta EULogin, pode registar a sua organização no Registo de Participantes. Quando a sua inscrição estiver finalizada, receberá um código de identificação de participante (PIC) de 9 dígitos.

2. Submeter a proposta. Todas as candidaturas são feitas digitalmente através do Portal "Funding and Tenders Opportunities"

⇒ Por se tratar de uma nova plataforma, aconselhamos a consulta do vídeo da sessão de formação dirigida pela Comissão Europeia e disponível aqui

Nota importante: A informação aqui facultada é um resumo, pelo que não dispensa a leitura atenta da call document bem como dos outros documentos inerentes e fundamentais à preparação da candidatura.


⇒⇒ Veja também

Fundos para o sector cinematográfico e audiovisual financiados pelo Europa Criativa no âmbito da call MEDIA 360º

  • IDFA Bertha Fund - Fundo dedicado exclusivamente a estimular e capacitar o sector do documentário criativo na África, Ásia, Europa Oriental, América Latina, Caribe e Oceânia.

  • TFL Coproduction Fund - Apoia coproduções entre produtores europeus e co-produtores internacionais.

  • Hubert Bals Fund- apoia projetos cinematográficos inovadores em todas as fases do processo de produção, trabalhando especialmente com cineastas de países onde o financiamento e a infraestrutura local para filmes são escassos ou restritivos.

  • World Cinema Fund (Berlinale)- Concentra-se no apoio à produção e distribuição de filmes da América Latina, das regiões das Caraíbas e do Pacífico, de África, do Médio Oriente, da Ásia Central e do Sudeste Asiático, do Cáucaso, bem como do Bangladesh, do Nepal, da Mongólia e do Sri Lanka.

  • ACM Distribution - Fundo destinado a apoiar e promover a distribuição e circulação internacional de filmes co-produzidos entre um país europeu e um país não europeu.

Pode encontrar mais informação sobre outras fontes de financiamento para os sectores culturais e criativos no nosso site aqui