Centro de Informação Europa Criativa

ir para conteudo

Call aberta - Acção Preparatória Writing European

Deadline: 20 de setembro de 2021 |

 A Comissão Europeia (DG CNECT) lançou um convite à apresentação de propostas para a criação séries de ficção de alta qualidade que possam atrair públicos além  fronteiras e para fomentar uma comunidade de talentos europeus capazes de trabalhar para além das fronteiras nacionais e linguísticas - “Writing European”

Objectivo:

A Acção Preparatória, no valor de 3 milhões de euros visa ajudar a Europa a alcançar um elevado nível de excelência na criação e na redação de séries de ficção de alta qualidade capazes de atingir públicos além-fronteiras, promovendo o aumento as competências dos talentos criativos que trabalham em séries de ficção e promovendo a criação de equipas fortes e diversificadas de excelência criativa (por exemplo, envolvendo argumentistas talentosos, autores, showrunners e / ou produtores executivos de diversas origens e nacionalidades).

Para atingir esse objetivo, a acção apoiará projectos que facilitem centros criativos. salas de escrita ou outras configurações de colaboração. Os centros funcionarão como aceleradores ou incubadores de talentos, propondo métodos inovadores para seleccionar e orientar escritores talentosos desde a conceptualização até a escrita real de projectos de séries de ficção, bem como promovendo possíveis encontros com compradores. Os projectos devem ser concretos e focados no processo prático de cocriação de um conjunto de séries de ficção.

Entidades elegíveis

Empresas audiovisuais ou outras organizações públicas ou privadas com atividade comprovada no setor audiovisual, como por exemplo:

  • empresas de produção;
  • organizações de criadores com experiência comprovada no setor audiovisual;
  • organizações envolvidas em treinamento ou atividades de mercado relevantes para a ação;
  • entidades com vista ao financiamento de filmes;
  • organizações internacionais com comprovada experiência relevante no setor audiovisual;
  • outras organizações ativas no domínio audiovisual.

Actividades elegíveis:

  • Actividades relacionadas com a co-escrita / desenvolvimento de conceito / pré-escrita / conceptualização para a criação de conteúdo de séries de ficção europeia de alto nível (incluindo remuneração justa para argumentistas, autores, showrunners, produtores ou outros membros da equipa criativa);
  • Actividades do espaço / hub / sala de escrita colaborativa, em particular organizando o processo de cocriação de séries de ficção europeia no hub colaborativo, incluindo tarefas de coordenação, actividades de tutoria, gestão, actividades de matchmaking com potenciais compradores;
  • Publicidade ou promoção, nomeadamente para procurar novos talentos ou organizar um concurso para assegurar a excelência e a diversidade de participação no projeto;
  • Estudos, pesquisas, incluindo o uso de tecnologias digitais que posam ter impacto  no processo criativo (por exemplo, neurociência cognitiva ou ferramentas de inteligência artificial) ou market intelligence e audience measurements diretamente relacionadas com as necessidades do projeto;
  • Actividades de divulgação e promoção dos resultados do projeto;

Como submeter as candidaturas:

1.    As candidaturas devem ser apresentadas no formulário próprio, devidamente preenchido e datado. O pedido deve enviado por correio postal, ser apresentado numa cópia original em papel (não são necessárias cópias em papel adicionais), assinada pela pessoa autorizada a assumir compromissos juridicamente vinculativos em nome da organização requerente (representante legal).

2.    Uma versão eletrónica (pdf) do formulário e de todos os documentos devem ser fornecidos (numa pen USB) juntamente com o original impresso solicitado. A versão eletrónica (pdf) do Formulário de candidatura não deve ser uma digitalização da versão em papel.

3.    Para além do solicitado nos pontos anteriores, os candidatos devem enviar um e-mail antes do prazo estabelecido para o seguinte endereço de e-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. para informar sobre a sua candidatura em papel com ref. Call CNECT /i.3/2021/4673911 -Escrita europeia.

4.    Não serão aceites inscrições enviadas somente por e-mail!

Nota importante: A informação aqui facultada é um resumo, pelo que não dispensa a leitura atenta da call document bem como dos outros documentos inerentes e fundamentais à preparação da candidatura.

Acesso à informação e documentação : aqui