Centro de Informação Europa Criativa

ir para conteudo
21-06-2021
Creative Innovation Lab: call aberta até 5 de Outubro

| Prazo de submissão: 05.10.2021, às 17h (hora de Bruxelas)|.

 Foi publicado o convite à apresentação de propostas no âmbito da linha de financiamento Creative Innovation Lab CREA-CROSS-2021-INNOVLAB. Esta call visa encorajar abordagens inovadoras à criação, acesso, distribuição e promoção de conteúdos, entre sectores culturais e criativos e destes com outros sectores, tendo em conta a mudança digital. Insere-se na Vertente Transectorial do Programa (e constrói-se na anterior call "Bridging Culture and audiovisual content through digital").

Prazo de submissão: 05 de Outubro de 2021 (17:00 CET)
Anúncio dos resultados: Janeiro de 2022
Percentagem de co-financiamento: até 60%
Duração máxima dos projectos: 24 meses
Acesso ao documento da call (Guidelines) aqui

Entidades elegíveis
- Entidades colectivas (independentemente da sua natureza jurídica) e;
- Entidades sediadas nos seguintes países:

  • Membros da UE
  • Países Associados
    • Candidatos a membros UE
    • Países EFTA (Islândia e Noruega)
    • Outros países associados ao Programa Europa Criativa; e/ou países que estão em negociações para um acordo de associação desde que o acordo entre em vigor antes da assinatura da subvenção.
       

Consulte a Lista de países que já manifestaram interesse em se associar, e cuja participação no actual Programa depende de assinatura de acordo.

⇒ NOTA! Reforçamos que a participação dos países associados no Programa depende da assinatura de contrato entre estes e a Comissão Europeia. Tal significa apesar dos países que já manifestaram interesse em se associar  serem elegíveis em sede de candidatura, caso o acordo não seja assinado à data de divulgação dos resultados, as entidades não serão elegíveis.

Temas e prioridades (âmbito de aplicação)

O Creative Innovation Lab deve incentivar os agentes do sector cultural e criativo a conceber e testar soluções digitais inovadoras, com um potencial impacto a longo prazo em múltiplos sectores culturais e criativos. O Creative Innovation Lab deve facilitar o criação de soluções inovadoras (por exemplo, ferramentas, modelos e metodologias) que possam ser aplicadas no sector audiovisual e pelo menos noutro sector criativo e/ou cultural.
As soluções devem ser facilmente replicáveis ("soluções piloto") e ter potencial de penetração no mercado.

 

Actividades que podem ser financiadas / âmbito de aplicação (descrição não exaustiva)
Concepção, desenvolvimento e teste de ferramentas, modelos e soluções inovadoras aplicáveis no sector audiovisual e noutros sectores culturais e criativos. As actividades devem ter por objectivo apoiar a competitividade, a cooperação, a circulação, a visibilidade, a disponibilidade, diversidade e aumento do público em todos os sectores. Tais actividades devem conter um elevado potencial de reprodutibilidade no sector audiovisual e noutros sectores culturais e criativos. Os projectos podem focalizar-se em particular:
* Gestão de direitos e monetização, incluindo transparência e equidade na remuneração;
* Recolha e análise de dados, com particular ênfase na previsão de conteúdos;
* Criação e desenvolvimento do público;
* Ecologização da cadeia de valor dos sectores criativo e cultural, incluindo acções que contribuam para o projecto Novo Bauhaus Europeu
* Ferramentas e conteúdos educativos inovadores, utilizando a criatividade e os sectores criativos para abordar questões sociais, tais como desinformação, notícias falsas, etc.


Composição do consórcio
As propostas devem ser apresentadas por um consórcio de pelo menos 3 candidatos, que cumpram as seguintes condições:
- 3 entidades legais de pelo menos 2 países diferentes que participem no Programa Europa Criativa,
- O consórcio deve apresentar uma gama diversificada de conhecimentos em vários sectores culturais e criativos, incluindo o audiovisual;

Nota importante: A informação aqui facultada é um resumo, pelo que não dispensa a leitura atenta da call document bem como dos outros documentos inerentes e fundamentais à candidatura.


Para submeter uma candidatura:
Innovation Lab CREA-CROSS-2021-INNOVLAB.

Para submeter uma candidatura:
A submissão é um processo de 2 etapas:

a) criar uma conta de utilizador aqui e registar a sua organização aqui
Uma vez que tenha uma conta EULogin, pode registar a sua organização no Registo de Participantes. Quando a sua inscrição estiver finalizada, receberá um código de identificação de participante (PIC) de 9 dígitos.

b) submeter a proposta
Todas as candidaturas são feitas digitalmente através do Portal "Funding & Tender Opportunities".
Ao tratar-se de uma nova plataforma, aconselhamos vivamente a sessão de formação dirigida pela Comissão Europeia e disponível aqui.

Para esclarecimento de dúvidas e apoio nas candidaturas, por favor contactar Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou +351 21 3230895.