Centro de Informação Europa Criativa

ir para conteudo

Encontre um Parceiro

O Subprograma Cultura do Programa Europa Criativa visa o financiamento de projectos culturais transnacionais e em parceria, i.e. visa projectos de cooperação além-fronteiras entre organizações culturais e criativas dentro União Europeia (países membros, países candidatos e ainda países membros da EFTA (Islândia e Noruega) e países abrangidos pela "European Neighborhood Policy"). Embora países terceiros possam participar nos projectos, os seus custos não são elegíveis e não contam para perfazer o número mínimo de parceiros exigidos.

O número mínimo de parceiros exigido, bem como o modelo de formalização da parceria, varia consoante a linha de financiamento, nomeadamente: "Projectos de Cooperação Europeia", "Redes Europeias", ou "Plataformas Europeias", mas as entidades terão sempre que trabalhar em parceria. Apenas a linha de financiamento a "Projectos de Tradução Literária", não exige a submissão da candidatura em parceria (apesar de não excluir a possibilidade).

Algumas possibilidades a explorar na pesquisa de parceiros :

  • Participação em eventos internacionais de networking, festivais e conferências subordinados a temas europeus. (No nosso site divulgamos periodicamente alguns eventos);
  • Associação a redes europeias. (Identificámos algumas redes que julgamos interessantes, mas sugestões são sempre bem-vindas);
  • Pesquisa na base de dados da Comissão Europeia sobre projectos anteriormente apoiados (com identificação dos parceiros envolvidos)
  • Visita às bases de dados do Creative Europe Desks do Reino Unido e da Itália. Nestas BDs poderá divulgar o seu projecto ou pesquisar entidades interessadas em participar em projectos de diferentes naturezas. Caso esteja interessado em contactar um parceiro da Eslovénia, consulte também a BD do Creative Europe Desk Eslovénia;
  • Poderá optar pela divulgação da informação sobre a procura de parceiros para todos os Creative Europe Desks, em documento próprio, o qual será reenviado pelos Desks aos contactos da sua mailling list. Em caso de interesse contacte-nos através do seguinte endereço Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..
  • Visita à Página do Creative Europe no LinkedIn, onde organizações trocam ideias e anunciam procura de parceiros

 

Formulários e Documentação

Todos os formulários e documentação necessária à preparação e apresentação de candidaturas encontra-se disponível no Portal "Funding & Tender Opportunities".

A submissão de candidaturas ao Programa Europa Criativa é um processo com 2 etapas:

1. criar uma conta de utilizador aqui e registar a sua organização aqui
Uma vez que tenha uma conta EULogin, pode registar a sua organização no Registo de Participantes. Quando a sua inscrição estiver finalizada, receberá um código de identificação de participante (PIC) de 9 dígitos.

2. submeter a proposta
Todas as candidaturas são feitas digitalmente através do Portal "Funding & Tender Opportunities".

⇒Por se tratar de uma nova plataforma, aconselhamos vivamente a sessão de formação dirigida pela Comissão Europeia e disponível aqui.

Antes de iniciar o processo de submissão de uma candidatura ao Programa Europa Criativa, contacte o Centro de Informação Europa Criativa, gabinete de informação do Programa em Portugal. Ajudaremos a identificar qual a linha de financiamento adequada às características do projecto e quais os procedimentos a adoptar para a apresentação da supra referida candidatura. Encontra os nossos contactos aqui.

Espaço do Beneficiário

Se é beneficiário de um apoio no âmbito do programa Europa Criativa 2014-2020  poderá consultar informação e documentação relativa à gestão do projecto (logotipos a utilizar, templates para elaboração de relatórios, indicação de prazos, etc) aqui.

Linhas de Apoio

O Subprograma Cultura integra 4 linhas de financiamento.

As várias linhas de financiamento são vocacionadas para diferentes tipos de projectos e têm critérios de elegibilidade e avaliação diversos. Para mais informações sobre cada uma das 4 linhas de financiamento utilize, por favor, o menu à esquerda.

Projectos Apoiados

Poderá encontrar informação sobre projectos anteriormente seleccionados (Programa CULTURA 2007-2013 e Programa Europa Criativa 2014-2020) na "Base de Dados de Projectos Apoiados" da Comissão Europeia.

A base de dados contém descrições de todos os projectos financiados no âmbito do Programa, incluindo informações de contacto das organizações envolvidas.

A plataforma contém também resultados relativos aos projectos já concluídos, incluindo links para websites.

Histórias de sucesso, ou projectos que atingiram resultados excepcionais em termos de relevância política, potencial de comunicação, impacto ou design, etc, são igualmente destacados na base de dados.

 

Desenvolvemos uma base de dados dedicada aos projectos e às organizações portuguesas apoiadas (líderes e /ou Parceiros) pelo Europa Criativa 2014-2020 que poderá consultar aqui.

Neste momento encontram-se disponibilizados dados relativos aos anos de 2014 a 2018. Em breve serão disponibilizados os dados relativos a 2019.

A base de dados é um trabalho em constante desenvolvimento, pelo que agradecemos, desde já, os comentários e sugestões, bem como o envio de alguma informação (nomeadamente textos e fotografias) eventualmente em falta para o endereço Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

 Veja Também: