Centro de Informação Europa Criativa

ir para conteudo

 MAAP - Media and Audiovisual Action Plan

(Plano de Acção para os Média e o Audiovisual)

 

A Comissão Europeia adoptou o Plano de Acção para os Média e o Audiovisual (MAAP - Media and Audiovisual Action Plan) para apoiar a recuperação e transformação destes sectores.

O Plano de Acção concentra-se em três áreas de actividade e 10 acções concretas. Estas visam ajudar os sectores recuperar da crise, facilitando e ampliando o acesso ao financiamento; promovendo a transformação (estimulando investimentos para abraçar as transições digitais e ecológicas); assegurando a resiliência futura do sector e a capacitando os cidadãos e das empresas europeias.

As diferentes acções serão lançadas e implementadas ao longo de 2021 e 2022.

⇒ Consulte mais informações sobre acções, fases, progresso e prazos específicos no website da Comissão Europeia aqui

{Play}

 Linhas de Financiamento MEDIA

As acções de apoio da vertente MEDIA dividem-se em quatro polos temáticos:

  1. Conteúdos: fomentar a colaboração e a inovação na criação e produção de obras de elevada qualidade.
  2. Empresas: promover a inovação, a competitividade, a escalabilidade e os talentos das empresas a fim de reforçar a indústria europeia face aos seus concorrentes mundiais.
  3. Públicos: reforçar a acessibilidade e a visibilidade das obras para os seus potenciais públicos, através de canais de distribuição e de iniciativas de alargamento do público.
  4. Políticas: apoiar fóruns de debate/intercâmbio, estudos e relatórios sobre políticas. Promover acções de sensibilização.


A acção em cada um destes polos concretiza-se nas seguintes linhas de financiamento, cujas características poderá consultar no menu da esquerda:

1.    Conteúdos: fomentar a colaboração e a inovação na criação e produção de obras de elevada qualidade.

  • European Co-Development / Co-desenvolvimento de Obras Europeias (projectos individuais apresentados em consórcio)
  • European Slate Funding (pacote de obras audiovisuais)
  • European Mini-Slate Development (pacote de obras audiovisuais exclusivo para países de baixa capacidade de produção AV)
  • TV & Online Content / Produção para TV e Online
  • Videogames and Emersive Content / Videojogos e Conteúdo Emersivo (a partir de 2022)


2.    Negócio: promover a inovação, a competitividade, a escalabilidade e os talentos das empresas, a fim de reforçar a indústria europeia face aos seus concorrentes mundiais.

  • Talents and Skills / Formação e Desenvolvimento de Competências
  • Markets & Networking / Desenvolvimento de Mercados e Networking
  • European Film Distribution and European Film Sales / Distribuição e Agentes de Vendas
  • Innovative Tools & Business Models / Ferramentas Inovadoras e Novos Modelos de Negócio
  • MEDIA 360 (a partir de 2022)


3.    Públicos: reforçar a acessibilidade e a visibilidade das obras para os seus potenciais públicos, através de     canais de distribuição e de iniciativas de alargamento do público.

  • Films on the Move (apoio a agentes de vendas - cinema e/ou online)
  • European Film Festivals / Festivais de Cinema
  • Networks of Film Festivals / Redes de Festivais de Cinema (a partir de 2022)
  • Audience Development & Film Education / Desenvolvimento de Audiências e Educação Fílmica
  • Networks of European Cinemas / Redes de Exibidores de Cinema
  • European VOD Networks and Operators / Redes e Operadores VOD


Nota: Optou-se pela designação do título das linhas de financiamento em inglês para uma mais rápida identificação das mesmas no Portal Funding&Tender Opportunities.

 
 

Espaço do Beneficiário

Se é beneficiário de um apoio no âmbito do programa Europa Criativa 2014-2020  poderá consultar informação e documentação relativa à gestão do projecto (logotipos a utilizar, templates para elaboração de relatórios, indicação de prazos, etc) aqui.

 

Formulários e Documentação

Todos os formulários e documentação necessária à preparação e apresentação de candidaturas encontra-se disponível no Portal "Funding & Tender Opportunities".

A submissão de candidaturas ao Programa Europa Criativa é um processo com 2 etapas:

1. criar uma conta de utilizador aqui e registar a sua organização aqui
Uma vez que tenha uma conta EULogin, pode registar a sua organização no Registo de Participantes. Quando a sua inscrição estiver finalizada, receberá um código de identificação de participante (PIC) de 9 dígitos.

2. submeter a proposta
Todas as candidaturas são feitas digitalmente através do Portal "Funding & Tender Opportunities".

⇒Por se tratar de uma nova plataforma, aconselhamos vivamente a sessão de formação dirigida pela Comissão Europeia e disponível aqui.

Antes de iniciar o processo de submissão de uma candidatura ao Programa Europa Criativa, contacte o Centro de Informação Europa Criativa, gabinete de informação do Programa em Portugal. Ajudaremos a identificar qual a linha de financiamento adequada às características do projecto e quais os procedimentos a adoptar para a apresentação da supra referida candidatura. Encontra os nossos contactos aqui.

 Projectos Apoiados Pelo Europa Criativa MEDIA

 

Poderá encontrar informação sobre projectos anteriormente seleccionados no âmbito do Europa Criativa na "Base de Dados de Projectos Apoiados" da Comissão Europeia.

A base de dados contém descrições de todos os projectos financiados no âmbito do Programa, incluindo informações de contacto das organizações envolvidas.

A plataforma contém também resultados relativos aos projectos já concluídos, incluindo links para websites.

Histórias de sucesso, ou projectos que atingiram resultados excepcionais em termos de relevância política, potencial de comunicação, impacto ou design, etc, são igualmente destacados na base de dados.

 

Desenvolvemos uma base de dados dedicada aos projectos e às organizações portuguesas apoiadas (líderes e /ou Parceiros) pelo Europa Criativa 2014-2020 que poderá consultar aqui.

Neste momento encontram-se disponibilizados dados relativos aos anos de 2014 a 2019. Em breve serão disponibilizados os dados relativos a 2020.

A base de dados é um trabalho em constante desenvolvimento, pelo que agradecemos, desde já, os comentários e sugestões, bem como o envio de alguma informação (nomeadamente textos e fotografias) eventualmente em falta para o endereço Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

 

  • No menu da esquerda poderá ainda consultar as acções de formação apoiadas pelo MEDIA

 Sabia que TODAS as acções de formação apoiadas pelo MEDIA têm BOLSAS disponíveis? Saiba mais aqui

 

 Veja Também: