Centro de Informação Europa Criativa

ir para conteudo
MusicAIRE: novo prazo de candidaturas até 25 de Abril

[notícia editada a 25.03 com a informação relativa ao prolongamento das datas de submissão]
Candidaturas abertas para a primeira call do projeto MusicAIRE até 28 de Março, 25 de Abril (nova data) dirigida a todo o ecossistema do sector musical.

A INOVA+ e o European Music Council (EMC) lançaram um fundo de 2,2 milhões de euros para apoiar a recuperação do setor da música. A Cultura foi um dos setores mais afetados pela pandemia mundial covid-19, a qual veio exacerbar e acelerar os desafios que o setor já enfrentava, tornando urgente uma recuperação inovadora para o ecossistema musical europeu.
O projeto MusicAIRE (An Innovative Recovery for Europe), financiado pela acção preparatória Music Moves Europeia  e operacionalizado pela consultora de inovação portuguesa INOVA+ em parceria com o EMC, visa fornecer instrumentos personalizados para o setor e contribuir para uma recuperação verde, digital, justa e resiliente do ecossistema musical.

Com um orçamento global de 2,2 milhões de euros, o programa pode apoiar até 90% do investimento previsto nos projetos selecionados, tendo como limites 15.000 euros (micro budget), 30.000 euros (small budget) e 55.000 euros (medium budget).
As candidaturas estão abertas até 28 de março, podendo apresentar projetos de financiamento qualquer cidadão ou instituição, desde que estabelecidos num dos 27 Estados-Membros da União Europeia ou em países não pertencentes à União Europeia que participem do Programa Europa Criativa.

O programa tem como público-alvo todo o ecossistema do sector musical, sendo elegíveis para apresentação de candidaturas ao programa managers, booking agents, criadores, conferências, compositores, distribuidores, festivais, eventos da indústria, fabricantes de instrumentos, músicos, intérpretes, produtores, promotores, editores, pesquisadores, engenheiros de som, técnicos, professores, coaches, operadores de salas de música e outros agentes do setor musical.

Esta é uma iniciativa especialmente importante para apoiar a recuperação do setor musical no período pós-pandemia, ao mesmo tempo que apoia a transformação do setor para um novo paradigma. O programa MusicAIRE vai apoiar ações que contribuam para o crescimento verde, digital, justo e resiliente do ecossistema musical europeu, contribuindo para que este se torne mais sustentável.

Deadline: 25 de Abril, às 13h CET (12h de Lisboa).
Mais informação e candidaturas aqui

O consórcio irá também organizar uma sessão informativa, data a anunciar em breve.
Todas as dúvidas relativas ao MusicAIRE deverão ser colocadas para o email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

***

CALL FOR EXPERTS
Também a decorrer até dia 25 de Abril, está a call para seleccionar profissionais para integrar o júri de avaliadores das calls MusicAIRE.

Para fazer parte do pool de avaliadores, os candidatos devem ter, cumulativamente:

  • Um conhecimento sólido de um ou mais campos do ecossistema musical;
  • Um elevado nível de conhecimentos numa ou mais das áreas temáticas do concurso - recuperação verde, digital e justa e resistente (pelo menos 4 anos de experiência no(s) domínio(s) de especialização abrangido(s) pela missão específica);
  • Bom nível de inglês (nível mínimo B2);
  • Capacidade de utilizar os instrumentos informáticos necessários para o processo de avaliação;
  • Disponibilidade no prazo previsto para tarefas a curto prazo.
  • A experiência prévia na avaliação de projectos financiados, a nível nacional ou europeu e a experiência prévia em Gestão e/ou Implementação de Projectos será considerada uma vantagem.

Tarefas a desempenhar

Estas tarefas incluem, entre outras, a avaliação individual de cada pedido, através da atribuição de cotações e respectivo raciocínio, e operações de consolidação de avaliação, quando necessário. Será fornecido um quadro de avaliação baseado nos critérios de atribuição do convite à apresentação de propostas MusicAIRE (relevância; qualidade; impacto e sustentabilidade).
Candidaturas aqui

Fonte: Musicaire

Notícias relacionadas