A decorrer de 6 a 9 de abril de 2022, em Guimarães, o Westway LAB - o primeiro festival showcase e conferência para profissionais, regressa pela primeira vez ao formato físico após duas edições híbridas, sob restrições pandémicas. A 9.ª edição olha para os seus momentos de definição anteriores à medida que se aproxima da sua primeira década como um evento inovador, criando experiências criativas artísticas únicas: Westway LAB é tanto sobre criação e processo criativo, quanto sobre o negócio da música e seu comércio.
Isso é destacado por três apresentações de projetos da UE que fazem parte da conferência Westway PRO este ano: Europe in Synch 2.0, European Ghosts e MC&S Labs são todos projetos Music Moves Europe, que apresentam modelos futuros para a cocriação artística europeia, enquanto que os projetos europeus de cooperação ETEP e INES são voltados à circulação.
No dia 8, às 10h, o Centro de Informação Europa Criativa apresenta uma sessão intitulada "O Music Moves Europe no novo Europa Criativa", cujo objectivo é informar sobre os apoios do Europa Criativa ao sector da música e como continua o apoio iniciado no âmbito das ações preparatórias Music Moves Europe dos últimos três anos.
O festival Westway Lab é apoiado pelo Programa Europa Criativa, Subprograma Cultura, no âmbito do projecto INES – Innovation Network of European Showcases, o qual envolve 7 parceiros europeus, entre os quais A Oficina , responsável pelo Westwaylab.
O Festival Westway LAB está também ligado à rede ETEP – European Talent Exchange Program, convocando nomes de referência no panorama nacional e internacional num formato que visa aproximar profissionais da área e público em torno da criação artística. A rede ETEP, também ela apoiada pelo Programa Europa Criativa, na linha de financiamento a Plataformas Europeias, conta com o export office Why Portugal como membro português.
Para mais informações e inscrições: https://westwaylabfestival.com