Centro de Informação Europa Criativa

ir para conteudo
20-06-2022
Voices of Culture: convite à participação

A Voices of Culture convida a participar, na discussão com a Comissão Europeia, representantes dos sectores cultural e criativo e doutros sectores relevantes (organizações profissionais, instituições culturais, ONGs, redes europeias, fundações, organizações privadas, entre outros) com experiência relevante nas áreas da Juventude, Saúde Mental e Cultura que queiram contribuir para este tema.

O presente tópico de Vozes da Cultura pretende gerar projetos e recomendações de políticas para os setores cultural e criativo e para os decisores políticos, sobre como estes setores podem contribuir para melhorar a saúde mental dos jovens.

Os candidatos seleccionados serão convidados a participar numa reunião de “brainstorming” no Instituto Goethe em Bruxelas entre os dias 4 e 5 de Outubro de 2022 e numa reunião de diálogo no mesmo instituto a 8 de Dezembro de 2022 com a Comissão Europeia para partilharem os seus contributos nas três áreas de discussão sugeridas:

A. Evidências no contributo dos setores culturais e criativos na melhoria da saúde mental e do bem-estar dos jovens, a nível nacional e internacional.
B. Sinergias com outros campos políticos (saúde, educação, bem-estar social, etc.) para maximizar resultados.
C. Exemplos de intervenções onde existam provas robustas de resultados positivos, particularmente em jovens desfavorecidos. Condições para o sucesso dessas intervenções.

As candidaturas decorrem até ao dia 13 de julho de 2022.
Mais informação e formulário aqui.
 

Enquadramento:

Através da estrutura Voices Of Culture a Comissão mantém um diálogo regular com a sociedade civil. Esse diálogo com o sector cultural fornece uma base para a troca de opiniões e informações e garante que a voz das organizações seja ouvida, naquilo que é o planeamento de políticas, orientações e futura legislação. Os três temas anteriores foram: "Gender Equality", ""the role of Culture in non-urban areas of the European Union",  "Culture and the sustainable Development Goals" e (Re)-Engaging Digital Audiences – Improving Audience Data’.

Em 2007, a Agenda Europeia da Cultura, adoptada pela Comissão, estabeleceu três objectivos estratégicos: promoção da diversidade cultural e do diálogo intercultural; a promoção da cultura como catalisadora da criatividade; e a promoção da cultura como elemento vital no relações internacionais da União. Introduziu também dois instrumentos de cooperação no domínio da cultura a nível da UE: o Método Aberto de Coordenação (OMC na sigla inglesa) com os Estados-Membros da UE e o Diálogo Estruturado (SD na sigla inglesa) com a sociedade civil.

Sob o OMC, especialistas de ministérios da cultura e instituições culturais nacionais reúnem-se cinco a seis vezes num período de 1 ano e meio para compartilhar boas práticas e produzir manuais ou kits de ferramentas de políticas públicas, amplamente partilhados na Europa. Neste quadro, os Estados-Membros da UE trocam informações sobre como concebem políticas públicas, inclusivamente de financiamento.

Através do Diálogo Estruturado (SD), a Comissão mantém um diálogo regular com a sociedade civil. Durante esse processo, as partes interessadas fornecem ideias e mensagens importantes que também podem ser partilhadas com os especialistas do OMC.

De 2008 a 2013, o Diálogo Estruturado foi composto de duas vertentes complementares: os Fóruns da Cultura Europeia (Culture Forum) e as Plataformas Culturais (Intercultural Europe; Access to Culture; Cultural and Creative Industries).

Os fóruns foram organizados pela Comissão Europeia a cada dois anos, tendo a última edição ocorrido em Dezembro de 2017, em Milão. No entanto, a partir de 2015, a segunda vertente do Diálogo Estruturado (SD) assumiu outra forma, com o lançamento da estrutura Voices Of Culture.

Notícias relacionadas