Centro de Informação Europa Criativa

ir para conteudo
04-07-2022
EWC - European Writers Club é a nova aposta europeia na criação de séries

No recente Série Series, que terminou em Fontainebleau (França) no passado dia 2 de Julho, foi anunciado  o lançamento do EWC - European Writers Club, um projecto co-financiado pela Comunidade Europeia que teve o seu início em 2021, quando a Comissão desafiou o meio audiovisual a criar o projecto-piloto denominado “Writing European”, que tinha como objectivo apoiar o sector audiovisual europeu a alcançar um nível de excelência no desenvolvimento e na escrita de conteúdo, promovendo deste modo o surgimento de profissionais e estruturas fortes e diversificadas no espaço comunitário. O intuito era criar pólos criativos que servissem de aceleradoras ou incubadoras de talentos.

Cerca de um ano depois do desafio, eis que surge o EWC - European Writers Club, cuja meta é estimular e facilitar a colaboração entre os criadores, escritores, emissoras e produtores de séries de televisão europeias.

«A Europa tem alguns dos maiores talentos para escrever, criar e produzir séries de televisão. Também tem uma ampla rede de canais e difusores conhecidos pela sua cuidada programação. Ao trabalhar juntos para construir uma rede de criadores com ideias comuns, o nosso objectivo é elevar, promover e unir os nossos talentos ao mesmo tempo que alcançamos uma ampla audiência», referiu Thomas Gammeltoft, que lidera este projecto comunitário que pretende promover a criação de ideias originais que consigam transcender as fronteiras nacionais e europeias, facilitando assim um acesso mais rápido aos mercados.

O EWC - European Writers Club é formado por quatro hubs:

  • Nordic Hub, representado pela National Film School of Denmark, com sede em Copenhaga. Abarca a Dinamarca, Suécia, Noruega, Finlândia e Islândia
  • The Southern Hub, representado pela AGADIC, com sede na Galiza. Abrange Espanha, Portugal, Itália e França
  • The Eastern Hub, representado pelo The Estonian Film Institute e sediado em Talin. Representa os países bálticos.
  • Western Hub, representado pela Screen Ireland, com sede em Dublin. Alberga toda a Irlanda

Durante o próximo ano, o EWC - European Writers Club já tem duas sessões agendadas com o objectivo de gerar ideias e colaborações:

  • Boosting Ideas: liderado pelo Le Groupe Ouest, realizar-se-á em Copenhague (Dinamarca), entre 23 e 28 de outubro de 2022, e em Talin (Estónia), entre 5 e 10 de Dezembro de 2022
  • Boosting concepts: liderado pelo Torino Series Lab, realizar-se-á em Dublin, entre 11 e 16 de Abril de 2023, e Galiza, entre 30 de Maio e 5 de Junho de 2023

Em cada sessão decorrerá ainda o Boosting Broadcasters, que conta, por exemplo, com a RTP. Este encontro pretende ser uma via de comunicação entre as emissoras e os criadores, argumentistas e produtores de televisão, sempre com o intuito de encontrar conceitos europeus e transformá-los em séries europeias.

O EWC - European Writers Club organizará ainda masterclasses e encontros locais, cujo objetivo é a troca de ideias entre os profissionais do meio. Uma mostra do que poderá ser esses encontros públicos e abertos acontecerá já no próximo dia 6 de Julho, quarta-feira, em Santiago de Compostela, Espanha, num evento organizado pela Oficina MEDIA España e as suas parceiras regionais.

O EWC - European Writers Club é liderado pelo Vision Denmark e é suportado, até ao momento, pelo Screen Ireland, AGADIC/Spain, Estonian Film Institute, Vision Denmark, The National Film School of Denmark, The Danish Film Institute, Nordic Writers Associations, The Nordic Film and TV Fund e TV2/Denmark. 

EWC - European Writers Club é a nova aposta europeia na criação de séries
EWC - European Writers Club é a nova aposta europeia na criação de séries
EWC - European Writers Club é a nova aposta europeia na criação de séries
EWC - European Writers Club é a nova aposta europeia na criação de séries