Apoiado pelo Europa Criativa MEDIA, o Venice Gap-Financing Market é um evento que decorre em paralelo ao Festival de Cinema de Veneza e tem como objectivo divulgar projectos de cinema em fase de finalização que procuram financiamento internacional.
Na edição deste ano, entre 2 e 4 de Setembro, foram seleccionados dois projectos com co-produção portuguesa, concretamente “Ze”, longa-metragem de ficção da autora mongol Lkhagvadulam Purev-Ochir, com coprodução de França, Mongólia, Países Baixos, Alemanha e Portugal, e “Queer Utopia”, produção brasileira de Luis Avallos com co-produção portuguesa e inserido no âmbito de cinema imersivo e de realidade virtual. Refira-se que o realizador está a desenvolver uma investigação em realidade virtual na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa.
No total, o Venice Production Bridge seleccionou 63 dos 240 projectos submetidos à organização do Festival de Cinema de Veneza, que decorrerá entre 31 de Agosto e 10 de Setembro. A divisão ficou assim dividida:
- 33 projectos de longa-metragem de ficção e documentário
- 16 projectos imersivos
- 11 projectos do Biennale College Cinema - Virtual Reality
- 3 projectos de Biennale College Cinema