Centro de Informação Europa Criativa

ir para conteudo
13-07-2022

Apoiado pelo Europa Criativa, foram revelados as candidaturas seleccionadas pelo projecto-piloto MusicAIRE (An Innovative Recovery for Europe), que visa fornecer instrumentos personalizados para o sector da Música e contribuir para uma recuperação verde, digital, justa e resiliente do ecossistema musical. 

No total, foram escolhidos 22 projectos, numa iniciativa que recebeu mais de 400 candidaturas oriundas de mais de 40 países da Europa (e não só). Entre os eleitos, saliência para um projecto português, protagonizado pela Associação de Músicos Artistas e Editoras Independentes.

Recorde-se que o MusicAIRE (An Innovative Recovery for Europe) é co-financiado pela Acção Preparatória Music Moves Europe da União Europeia e operacionalizado pela consultora de inovação portuguesa INOVA+ em parceria com o European Music Council. O orçamento inicial global é de 2,2 milhões de euros e o programa apoia até 90% do investimento previsto dos projectos seleccionados, tendo como limites 15.000 euros (micro budget), 30.000 euros (small budget) e 55.000 euros (medium budget), este último o valor atribuído ao projecto da Associação de Músicos Artistas e Editoras Independentes.

Como escrevemos há tempos, o MusicAIRE (An Innovative Recovery for Europe) «tem como público-alvo todo o ecossistema do sector musical, sendo elegíveis para apresentação de candidaturas ao programa managers, booking agents, criadores, conferências, compositores, distribuidores, festivais, eventos da indústria, fabricantes de instrumentos, músicos, intérpretes, produtores, promotores, editores, pesquisadores, engenheiros de som, técnicos, professores, coaches, operadores de salas de música e outros agentes do sector musical». 

Terminado esta primeira call, de referir que a segunda call do projecto-piloto MusicAIRE (An Innovative Recovery for Europe) deverá acontecer já em Setembro. Os 2,2 milhões de euros de dotação do projecto MusicAIRE (An Innovative Recovery for Europe) serão precisamente repartidos por estes dois concursos e a execução deste fundo serve também para testar os mecanismos de financiamento de acesso ao programa Europa Criativa 2021-2027, da União Europeia.

 

Notícias relacionadas