Centro de Informação Europa Criativa

ir para conteudo
20-07-2022
Culture Moves Europe: lançamento do esquema de mobilidade e primeira convocatória a 10 de Outubro

[Notícia actualizada a 07/10/2022 com informação sobre o evento de lançamento]

A Comissão Europeia assinou um acordo com o Goethe-Institut para implementar um novo esquema de mobilidade de 21 milhões de euros para artistas e profissionais da cultura. O Culture Moves Europe será oficialmente apresentado na segunda 10 de Outubro, entre as 15h e as 17h (hora de Portugal Continental), e será também lançada a convocatória de mobilidade individual.
O evento será em formato híbrido, em Bruxelas e online. O programa e inscrições para assistir virtualmente disponível aqui.

O novo Culture Moves Europe tornar-se-á uma acção permanente ao abrigo do programa Europa Criativa, dando continuidade ao projecto-piloto I-Portunus, que teve lugar entre 2018 e 2022. Este novo esquema baseia-se nas recomendações decorrentes desta fase-piloto.

Oferecerá bolsas a artistas, operadores culturais, organizações anfitriãs de todos os sectores abrangidos pela vertente CULTURA e dos países que participam no programa Europa Criativa. Os artistas emergentes receberão uma atenção especial. Culture Moves Europe conta com um orçamento de 21 milhões de euros para os próximos três anos. Isto permitirá a cerca de 7.000 artistas, criadores e profissionais da cultura para:

  • ir além-fronteiras para desenvolvimento profissional ou colaborações internacionais,
  • co-produzir ou co-criar
  • apresentar as suas obras a novos públicos


Tipos de Bolsas

1. Mobilidade individual

Para artistas individuais e profissionais da cultura que viajam entre 7 e 60 dias ou grupos de indivíduos (até 5 pessoas que viajam entre 7 e 21 dias).

A convocatória (destinada a todos os sectores) estará aberta em permanência entre o Outono e a Primavera.

2. Residências

  •     Residências de curta duração de 1 a 3 meses
  •     Residências de longa duração de 3 a 6 meses
  •     Residências prolongadas até 10 meses

Convocatória para cada sector abrirá duas vezes durante a duração deste esquema de mobilidade.
Esta acção está prevista para Janeiro 2023.


Quem pode candidatar-se
O esquema está aberto a:

  • Artistas, criadores e profissionais da cultura que trabalham em qualquer sector cultural, excepto o sector audiovisual
  • Organizações que trabalham em quaisquer sectores culturais excepto o audiovisual e que organizam regularmente residências ou outros tipos de projectos culturais vinculados ao local e estão interessadas em acolher artistas e profissionais da cultura.

 

Culture Moves Europe: lançamento do esquema de mobilidade e primeira convocatória a 10 de Outubro