Um total de 20 projectos foram escolhidos no âmbito do concurso Support to New European Bauhaus Local Initiatives, lançado pela Comissão Europeia através da DG REGIO e que tem como objectivo promover e incentivar projetos de reconversão de infraestruturas existentes ou espaços públicos locais.
Entre os 20 eleitos, destaque para dois projectos portugueses, concretamente os seguintes:
- Faial Island Arts Bank (cidade da Horta, no Faial) - pretende criar um hub participativo e cultural para a comunidade, baseado nas artes e no digital, através da renovação um edifício património público, no espírito da circularidade, que ligue o mar, a cultura da ilha e a diversidade humana
- Network Of Villages for the Future (Pampilhosa da Serra) - pretende definir e implementar novas políticas para vilas na região transfronteiriça da região EUROACE (Alentejo-Centro-Extremadura)
Aberto no último mês de Março, o Support to New European Bauhaus Local Initiatives destinava-se a pequenas e médias cidades (abaixo do limiar de 100.000 habitantes) e pretendia abrir caminho para uma representação equilibrada de diferentes tipos de territórios em toda a União Europeia.
Recorde-se que o Novo Bauhaus Europeu, lançado pela presidente Ursula von der Leyen no seu discurso sobre o Estado da União de 2020, é uma iniciativa criativa e interdisciplinar que liga o Pacto Ecológico Europeu aos nossos espaços de vida e às nossas experiências. Foi concebido em conjunto com milhares de pessoas e organizações em toda a Europa e no resto do mundo. Em setembro de 2021, a iniciativa passou da concepção conjunta para a execução, com um comunicado da Comissão que define as ações políticas e o financiamento para tornar a iniciativa uma realidade.
Os agora 20 projectos seleccionados têm como pilares os três valores complementares do Novo Bauhaus Europeu:
- Sustentabilidade – fomentar o alcance de metas climáticas, circularidade, poluição zero e biodiversidade
- Estética - aumentar a qualidade da experiência e a estética, além da funcionalidade e inclusão
- Inclusão - promover a valorização da diversidade, mobilidade e acessibilidade
No total, concorreram 87 projectos oriundos de 18 países, sendo seleccionados 20 projectos oriundos de 15 países: além de Portugal, Bulgária, Dinamarca, Croácia, Chipre, Grécia, Finlândia, França, Hungria, Itália, Letónia, Roménia, Eslovénia, Espanha e Suécia.
Veja aqui a lista dos 20 vencedores.