Centro de Informação Europa Criativa

ir para conteudo
26-07-2022
Portugal com dois projectos premiados no âmbito Novo Bauhaus Europeu

Um total de 20 projectos foram escolhidos no âmbito do concurso Support to New European Bauhaus Local Initiatives, lançado pela Comissão Europeia através da DG REGIO e que tem como objectivo promover e incentivar projetos de reconversão de infraestruturas existentes ou espaços públicos locais. 

Entre os 20 eleitos, destaque para dois projectos portugueses, concretamente os seguintes:

  • Faial Island Arts Bank (cidade da Horta, no Faial) - pretende criar um hub participativo e cultural para a comunidade, baseado nas artes e no digital, através da renovação um edifício património público, no espírito da circularidade, que ligue o mar, a cultura da ilha e a diversidade humana
  • Network Of Villages for the Future (Pampilhosa da Serra) - pretende definir e implementar novas políticas para vilas na região transfronteiriça da região EUROACE (Alentejo-Centro-Extremadura)

Aberto no último mês de Março, o Support to New European Bauhaus Local Initiatives destinava-se a pequenas e médias cidades (abaixo do limiar de 100.000 habitantes) e pretendia abrir caminho para uma representação equilibrada de diferentes tipos de territórios em toda a União Europeia.

Recorde-se que o Novo Bauhaus Europeu, lançado pela presidente Ursula von der Leyen no seu discurso sobre o Estado da União de 2020, é uma iniciativa criativa e interdisciplinar que liga o Pacto Ecológico Europeu aos nossos espaços de vida e às nossas experiências. Foi concebido em conjunto com milhares de pessoas e organizações em toda a Europa e no resto do mundo. Em setembro de 2021, a iniciativa passou da concepção conjunta para a execução, com um comunicado da Comissão que define as ações políticas e o financiamento para tornar a iniciativa uma realidade. 

Os agora 20 projectos seleccionados têm como pilares os três valores complementares do Novo Bauhaus Europeu: 

  • Sustentabilidade – fomentar o alcance de metas climáticas, circularidade, poluição zero e biodiversidade
  • Estética - aumentar a qualidade da experiência e a estética, além da funcionalidade e inclusão
  • Inclusão - promover a valorização da diversidade, mobilidade e acessibilidade

No total, concorreram 87 projectos oriundos de 18 países, sendo seleccionados 20 projectos oriundos de 15 países: além de Portugal, Bulgária, Dinamarca, Croácia, Chipre, Grécia, Finlândia, França, Hungria, Itália, Letónia, Roménia, Eslovénia, Espanha e Suécia.

Veja aqui a lista dos 20 vencedores.

Notícias relacionadas