Rede apoiada pelo Europa Criativa, a conferência de Museus Europeus da NEMO, a trigésima da sua história, decorrerá este ano em Loulé, entre 9 e 11 de Outubro. Depois de Lisboa em 2000, Portugal volta a receber este importante evento, que promove a reflexão, o debate e o networking no mundo dos museus, sejam eles nacionais ou internacionais.
Intitulada Innovation begins within - Resilient museums in times of disruption, o evento deste ano pretende reflectir como os museus podem ser mais inovadores, ágeis e flexíveis num mundo cada vez mais dinâmico e em rápida transformação. Deste modo, o programa pretende oferecer aos participantes um olhar transformador sobre o interior dos museus e a sua capacidade de reacção à mudança.
Refira-se que a NEMO - Network of European Museum Organisations é uma rede de museus da Europa e foi fundada em 1992 como uma rede independente de organizações de museus nacionais que representam a comunidade de museus dos estados membros do Conselho da Europa. No total, os membros da NEMO representam mais de 30.000 museus em 40 países europeus.
O objectivo da rede NEMO é promover o seu trabalho e valor junto dos decisores políticos, proporcionando aos museus formação, informação, networking e oportunidades de colaboração. O seu papel assenta nos quatro valores em torno dos quais se desenvolve o trabalho dos museus: os valores sociais, educativos, económicos e patrimoniais.
A rede NEMO conta com as seguintes instituições em Portugal (veja aqui as restantes):
- Centro de Arte Oliva
- General Direction Cultural Heritage Portugal (DGPC)
- Grupo dos Amigos do Museu Nacional de Arqueologia (GAMNA)
- ICOM Portugal
- Museu Municipal Carlos Reis
- Sesimbra Maritime Museum
- The Air Museum
As inscrições estão abertas até o dia 30 de Setembro, concretamente aqui.