Centro de Informação Europa Criativa

ir para conteudo
13-09-2022
«Lobo e Cão» vence “Giornata degli Autore” no Festival Internacional de Cinema de Veneza

Secção paralela ao Festival Internacional de Cinema de Veneza, «Lobo e Cão», da realizadora Cláudia Varejão, conquistou o prémio de melhor filme na Giornata degli Autore, com o júri a classificar a obra, filmada com um elenco amador, de «hipnotizante» e «importante».

De referir que «Lobo e Cão», rodado em São Miguel, jos Açores, foi apoiado pelo Europa Criativa MEDIA através da linha de Desenvolvimento de Obras Audiovisuais Europeias - European Slate Development, que tem como objectivo estimular a cooperação transfronteiriça, a mobilidade e a inovação na criação e produção de obras audiovisuais europeias e permitir aos produtores europeus expandir, diversificar, inovar e solidificar a sua posição no mercado.

A sinopse de «Lobo e Cão» é a seguinte:

«Ana nasceu em São Miguel, uma ilha no meio do Oceano Atlântico marcada pela religião e tradições. É a filha do meio de três irmãos. Vivem com a mãe e com a avó. Ana percebeu cedo que as raparigas têm tarefas distintas das dos rapazes. Através da sua amizade com Luís, o seu melhor amigo que tanto gosta tanto de vestidos como de calças, Ana questiona o mundo que lhe foi prometido. Quando a sua amiga Cloé chega do Canadá, trazendo consigo os dias brilhantes da juventude, Ana embarca numa viagem que a levará a atravessar a linha do seu horizonte. Repleta de desejo e liberdade, a luz de Lobo e Cão revelará a Ana o mar certo para navegar. “Lobo e Cão” é uma encantada ode à comunidade queer da ilha onde o brilho crepuscular atravessa o imenso Oceano Atlântico.»

Notícias relacionadas