Centro de Informação Europa Criativa

ir para conteudo
28-09-2022

Com o Convento dos Capuchos (Sintra) na categoria Conservação e Adaptação a Novos Usos e o projecto Museu na Aldeia (com 13 museus e 13 aldeias de Portugal) na categoria Envolvimento e Consciencialização dos Cidadãos entre os candidatos, Portugal ficou de fora dos prémios finais do European Heritage Awards Ceremony.

Refira-se que os Prémios Europeus do Património Cultural / Prémios Europa Nostra, financiados pelo programa Europa Criativa da UE, são considerados os prémios mais prestigiados da Europa no domínio do património.

A cerimónia, que contou com Mariya Gabriel, comissária europeia para a Inovação, Investigação, Cultura, Educação e Juventude, e Hermann Parzinger, presidente executivo da Europa Nostra, decorreu na recém-restaurada Ópera Estatal de Praga, na República Checa.

Abaixo, os vencedores dos European Heritage Awards Ceremony:

Grand Prix Transformação Digital 
Symphony, ESPANHA
Com uma experiência audiovisual imersiva, Symphony aumenta o apreço pelo património da música clássica junto das novas gerações.

Grand Prix Inovação
SILKNOW, FRANÇA / ALEMANHA / ITÁLIA / POLÓNIA / ESLOVÉNIA / ESPANHA
Este projeto Horizonte 2020 produziu um sistema computacional inteligente que vai além das tecnologias atuais para melhorar a nossa compreensão e o nosso conhecimento do património da seda na Europa

Grand Prix Coesão Social e o Bem-estar
Rios de Sófia, BULGÁRIA
Através de intervenções arquitectónicas pop-up e eventos culturais e educativos, esta iniciativa tornou os leitos artificiais dos rios de Sófia espaços acessíveis ao público - pela primeira vez em 80 anos

Grand Prix Sustentabilidade e Acção Climática
Va' Sentiero, ITÁLIA
Uma expedição de três anos por um grupo de jovens entusiastas que caminharam e documentaram os 8000 km de Sentiero Italia, a mais longa rota de caminhadas do mundo, juntamente com 3000 participantes de 10 países e com o apoio de muitas comunidades locais

Grand Prix Relações Internacionais (a título póstumo)
Costa Carras (Grécia)
Ao longo de mais de 50 anos, Costa Carras trabalhou incansavelmente em prol do património cultural e natural da Grécia e da Europa com o intuito de criar um mundo mais sustentável, inclusivo e belo para as gerações futuras. Costa Carras foi um conservacionista visionário, um eminente historiador e um verdadeiro europeu

Prémio do Público
Dia Mundial da Vyshyvanka, UCRÂNIA
O que começou por ser um pequeno movimento de estudantes transformou-se um feriado anual celebrado internacionalmente que ajuda a preservar a icónica camisa bordada ucraniana (vyshyvanka), considerando-a como um elemento importante do património dos ucranianos

 

 Sobre os Prémios Europeus do Património Cultural / Prémios Europa Nostra

Os Prémios  Europeus do Património Cultural / Prémios Europa Nostra foram lançados pela Comissão Europeia em 2002 e têm sido organizados pela Europa Nostra desde então. São apoiados pelo programa Europa Criativa da União Europeia. Os Prémios destacam e divulgam a excelência do património e as melhores práticas, incentivam o intercâmbio transfronteiriço de conhecimentos e ligam as partes interessadas no património através de redes mais amplas. Os Prémios trazem grandes benefícios aos vencedores, tais como uma maior exposição (internacional), financiamento subsequente e um maior número de visitantes. Além disso, os Prémios promovem um maior cuidado com o património entre os cidadãos europeus. Os Prémios são, portanto, uma ferramenta fundamental para promover os múltiplos valores do património cultural e natural para a sociedade, a economia e o ambiente da Europa. Para mais factos e números sobre os Prémios, visite www.europeanheritageawards.eu/facts-figures.

 

 Sobre a Europa Nostra

A Europa Nostra é a voz da sociedade civil empenhada na salvaguarda e promoção do património cultural e natural da Europa. É a federação pan-europeia de organizações não-governamentais do património, sendo apoiada por uma ampla rede de entidades públicas, empresas privadas e indivíduos. Abrangendo mais de 40 países na Europa, é representada em Portugal pelo Centro Nacional de Cultura.

Fundada em 1963, a Europa Nostra é hoje reconhecida como a mais representativa organização do património na Europa, colaborando com a União Europeia, o Conselho da Europa, a UNESCO e outros organismos internacionais.

A Europa Nostra atua para salvar os monumentos, sítios e paisagens mais ameaçados da Europa, em particular através do programa ‘Os 7 mais ameaçados’; celebra a excelência através dos Prémios Europeus do Património Cultural / Prémios Europa Nostra; e contribui para a formulação e implementação de estratégias e políticas europeias relacionadas com o património, através do diálogo estruturado com as instituições da EU e a coordenação da Aliança do Património Europeu. A Europa Nostra figura entre os parceiros oficiais da iniciativa Nova Bauhaus europeia desenvolvida pela Comissão Europeia e é Regional Co-Chair of the Climate Heritage Network for Europe and the Commonwealth of Independent States.

 

Conhecidos os vencedores dos European Heritage Awards Ceremony
Conhecidos os vencedores dos European Heritage Awards Ceremony
Conhecidos os vencedores dos European Heritage Awards Ceremony
Conhecidos os vencedores dos European Heritage Awards Ceremony
Conhecidos os vencedores dos European Heritage Awards Ceremony
Conhecidos os vencedores dos European Heritage Awards Ceremony

Notícias relacionadas