Projecto apoiado pela Comunidade Europeia, o Journalism Fund apresenta actualmente várias calls abertas dirigidas a trabalhos de investigação jornalística, concretamente as seguintes:
- ENVIRONMENTAL JOURNALISM
Inserida no programa “The Earth Investigations Programme”, que dispõe de uma verba global de 11,5 milhões de euros de financiamento até 2027, a call, que termina já no próximo dia 6 de Outubro e é dirigida a entidades colectivas, vai distribuir 85 mil euros a projectos que têm como objectivo promover as capacidades profissionais dos jornalistas de investigação ambiental, projectos que pretendem aumentar as capacidades de reportagem dos jornalistas em relação às questões relacionadas ao meio ambiente.
Mais informações, aqui
- ENVIRONMENTAL JOURNALISM
Também inserida no programa “The Earth Investigations Programme”, mas com uma verba de 700 mil euros, esta call apresenta o dia 13 de Outubro como deadline e é dirigida a equipas/projectos transfronteiriços de jornalistas/redacções de investigação que têm como objectivo investigar e documentar abusos de natureza ilegais, não denunciados e não regulamentados que envolvam assuntos europeus, dentro e fora da Europa. O programa também tem a capacidade para apoiar e estimular investigações comparativas em questões e políticas ambientais locais entre duas ou mais regiões ou cidades, mas também oferecer apoio a trabalhos preliminares no desenvolvimento de novos projectos de investigação. De referir que o programa permite solicitar ainda um mentor experiente como assistente na investigação ou com uma habilidade específica para a evolução da mesma.
Mais informações, aqui
- EUROPEAN CROSS-BORDER GRANTS
Com o término a 20 de Outubro e 200 mil euros de fundo, esta call é dirigida a equipas de jornalistas de pelo menos dois países da Europa continental que apresentem investigações transfronteiriças e sobre tópicos europeus. Pretende-se projectos de grande valor noticioso e profundidade, ao mesmo tempo que originais, inovadores e de longo prazo, ou seja, projectos que não seriam realizados sem um apoio financeiro.
Mais informações, aqui
- EUROPEAN LOCAL CROSS-BORDER JOURNALISM
O programa apoia investigações locais transfronteiriças de jornalistas profissionais e/ou agências de notícias. O objectivo é fazer com que um assunto local seja exposto e interessante a um nível europeu. O aspecto principal do programa é a colaboração transfronteiriça, que permitirá aos jornalistas e/ou meios de comunicação locais explorarem outras soluções mais abrangentes. Procura-se ainda estimular um pensamento mais crítico sobre os problemas prementes da sociedade, mas também aumentar o nível do debate e promover o engajamento cívico. A call, no valor de 600 mil euros, termina a 10 de Novembro.
Mais informações, aqui
- MODERN SLAVERY UNVEILED
O programa visa fornecer meios para investigações jornalísticas independentes que abordem a exploração de vítimas asiáticas através do tráfico humano e trabalho forçado na Europa. Numa call com o valor total de 320 mil euros, é orientada a equipas de jornalistas profissionais da Eurásia, mas também a de outros continentes, desde que a investigação aborde como as vítimas asiáticas são exploradas na Europa continental.
Mais informações, aqui
Estas calls são dirigidas a instituições joralísticas, mas também aos jornalistas em si, não sendo obrigatório estarem associados a um organismo, por exemplo.
Entretanto, recorde-se que, a 10 de Novembro, terá lugar uma nova edição do European News Media Forum (em Bruxelas e online), evento que reunirá os principais stake-holders europeus da imprensa, televisão, rádio, online media, revistas e outros produtores áudio/audiovisuais para um dia inteiro de intercâmbios. Fluxos de receitas, modelos de negócio, envolvimento da comunidade, diversidade, convergência dos meios de comunicação social, novos formatos e parcerias serão apenas alguns dos tópicos abordados no próximo dia 10 de Novembro. (leia aqui).
Por último, de referir que decorre ainda duas convocatórias no âmbito da "The News Initiative" - estratégia abrangente da Comissão Europeia dedicada aos Média Noticiosos, nomeadamente "European Media Platforms" (call aberta a parceiros de pelo menos 5 Estados-Membros para criar sistemas de entrega comuns e para oferecer mais conteúdo de notícias europeias) e "A European public sphere: a new online media offer for young Europeans" (consórcios de um mínimo de 5 parceiros de 5 estados membros a produzir diariamente conteúdos de reflexão e de confiança sobre assuntos actuais para os jovens europeus). Mais informação, aqui