| Deadline: 10 de Novembro de 2022 | Notícia actualizada
Trieste, em Itália, vai receber, entre 22 e 25 de Janeiro de 2023, o When Eats Meets West (WEMW). Mas antes, os organizadores abriram a convocatória WEMW Co-Production Forum, que pretende acolher 20 projectos em desenvolvimento oriundos de toda a Europa (e não só…).
Aliás, 2023 marca uma nova fase no WEMW, que pretende focar a sua programação nos países em destaque do evento durante duas edições em vez de centrar em apenas uma, como acontecia até aqui. Por isso, no próximo ano e em 2024, o WEMW acolherá diversos projectos oriundos desses países, oferecendo um espaço privilegiado para facilitar o intercâmbio e a colaboração entre os profissionais da área.
Estas são boas notícias para Portugal, já que o nosso país é um dos países em destaque na edição de 2023 (e agora 2024…), assim como Arménia, Azerbeijão, Geórgia, Moldávia e Ucrânia & Espanha, mas também América Latina.
Para a elegibilidade dos projectos, estes devem apresentar potencialidades para a existência de uma co-produção internacional, mas também, e preferencialmente, terem 5-10% do orçamento total já utilizado. De referir que os projectos eleitos serão apresentados a mais de 600 profissionais da indústria (mais informações, aqui).
Nota também para o encontro virtual destinado a todos os interessados no WEMW Co-Production Forum nos dias 12 e 19 de Outubro (10h00-12h00 CET) e 26 e 2 de Novembro (15h00-17h00 CET), um encontro cujo objectivo é discutir projectos, compartilhar ideias ou dúvidas e obter mais informações sobre a call e o processo de submissão. Clique aqui para agendar a sua melhor data.
Por último, de referir que os produtores dos países em destaque do WEMW 2023 podem inscrever os seus projectos no First Cut Lab Trieste, o programa de consultoria do festival italiano para primeira e segunda longas-metragens em fase de edição. O deadline é 5 de Dezembro e toda a informação pode ser consultada aqui.