Centro de Informação Europa Criativa

ir para conteudo
08-11-2022
2 Novas Ferramentas UE Sobre Financiamento e Defesa da Propriedade Intelectual

A União Europeia lançou 2 novas ferramentas para apoiar os sectores culturais e criativos (SCC) na pesquisa de fontes de financiamento e defesa da propriedade intelectual. Os dois novos recursos foram lançados no dia 11 de Outubro na plataforma Creatives Unite, a qual nasceu em resposta à pandemia e à necessidade premente de reunir num único local iniciativas e informações pertinentes relacionadas com os CCS na UE.

- So, You Need Money? (https://creativesunite.eu/synm): Orientada para profissionais dos SCC através de 700 diferentes provedores de financiamento privado e público a nível nacional. O objetivo é apromover os diferentes instrumentos de financiamento, oferecer uma visão geral sobre as oportunidades de longo prazo adaptadas às necessidades específicas dos utilizadores e promover capacitação através de casos inspiradores, kits de ferramentas úteis, etc.

Esta ferramenta pretende ser complementar ao guia de financiamento CulturEU (lançado em 2021), e fornecer informações sobre os recursos de financiamento que não são abrangidos pelo mesmo.

- My Intellectual Property! (http://creativesunite.eu/myip): Reúne mais de 250 ferramentas de Propriedade Intelectual (PI) especializadas nos SCC, com o objectivo de tornar as informações/fontes/ferramentas  (disponíveis em diferentes idiomas) diretamente acessíveis aos utilizadores finais (ou seja, empresas e profissionais dos SCC).

Estas duas plataformas juntam-se, assim, às ferramentas anteriormente disponibilizadas :

1) Creatives Unite (https://creativesunite.eu): Criada com a ajuda da Comissão Europeia e do projeto piloto do Parlamento Europeu FLIP (Finance, Learning, Innovation and Patenting for CCIs). A plataforma nasceu em resposta à pandemia de COVID-19 e à necessidade premente de reunir num único local iniciativas e informações pertinentes relacionadas com os CCS na UE.

2) CulturEU (https://culture.ec.europa.eu/funding/cultureu-funding-guide): Um guia interativo para facilitar o acesso às oportunidades de financiamento disponíveis para as ICC em todas as fontes de financiamento da União Europeia disponíveis em 2021-2027. O objetivo é ajudar os intervenientes nestes setores a identificar as fontes de apoio da UE mais adequadas para os seus projetos.

3) Mapping Tool on Funding Opportuynities for Audiovisual and News Media (https://digital-strategy.ec.europa.eu/en/policies/tool-funding-media):Um guia interactivo sobre possibilidades de financiamento especificas para o sector audiovisual e de news media.