| Deadline: 3 de Fevereiro de 2023 |
Os Prémios New European Bauhaus constituem um projecto ambiental, económico e cultural que visam combinar a concepção, sustentabilidade, disponibilidade, acessibilidade de preços e o investimento com o intuito de ajudar a concretizar o Pacto Ecológico Europeu das pessoas.
As candidaturas para os prémios devem reflectir o triângulo de valores do New European Bauhaus (ver abaixo) e colocar, em simultâneo, a participação e a visão das comunidades locais no centro do processo.
No total, os Prémios New European Bauhaus apresentam quatro categorias, que são as seguintes:
- Restabelecer a ligação com a natureza
- Recuperar um sentimento de pertença
- Dar prioridade aos lugares e às pessoas que mais necessitam
- Necessidade de efectuar uma reflexão de longo prazo centrada no ciclo de vida e integrada no ecossistema industrial
De referir que cada uma das quatro categorias contempla três vertentes paralelas, concretamente as seguintes:
- Vertente A - «Campeões do New European Bauhaus»
Dedicada a projectos existentes e concluídos com resultados claros e positivos - Vertente B - «Estrelas Ascendentes do New European Bauhaus»
Dedicada a conceitos apresentados por jovens talentos com idade igual ou inferior a 30 anos. Os conceitos podem estar em diferentes fases de desenvolvimento, desde ideias com um plano claro até ao nível do protótipo - Vertente C - «Campeões da Educação do New European Bauhaus»
Dedicada a iniciativas centradas na educação e na aprendizagem. São elegíveis tanto projetos concluídos como iniciativas com um nível mínimo de maturidade
Cada candidatura só pode ser representada numa categoria e numa vertente, mas cada candidato pode apresentar várias candidaturas, desde que estejam relacionadas com diferentes projectos, conceitos ou iniciativas.
(Re)veja aqui a sessão de esclarecimento dedicada aos Prémios.
Haverá um vencedor (veja aqui os vencedores de 2022) em cada categoria e no âmbito de cada vertente, ou seja, um total de 12 vencedores. Em cada vertente, será seleccionado um vencedor adicional por votação pública de entre as quatro categorias (portanto, mais três prémios atribuídos por votação pública). Os prémios serão entregues numa cerimónia oficial organizada pela Comissão Europeia e os vencedores das vertentes «Campeões do New European Bauhaus» e «Campeões da Educação do New European Bauhaus» receberão um prémio monetário no valor de 30 mil euros, enquanto os vencedores da vertente «Estrelas Ascendentes do New European Bauhaus» receberão 15 mil euros. Para além da quantia monetária, cada vencedor de um prémio beneficiará de um pacote de comunicação fornecido pela Comissão Europeia (por exemplo, promoção nas redes sociais e nos sítios web da comissão, produção de um pequeno vídeo e apoio à promoção dos projectos).
O prazo de inscrição termina a 03 de Fevereiro, às 18h00 (Portugal Continental) e o apuramento dos resultados está previsto para Maio-Junho de 2023. Neste link, pode tirar algumas dúvidas sobre os prémios.
Recorde-se que a iniciativa New European Bauhaus, lançada em finais de 2020 pela Comissão Europeia para aproximar as comunidades e ligar o Pacto Ecológico Europeu ao quotidiano e aos espaços em que vivemos, pretende fazer com que os europeus imaginem e construam, em conjunto, um futuro sustentável e inclusivo, cuja beleza cative os nossos olhos, as nossas mentes e as nossas almas.
O New European Bauhaus pretende inspirar um movimento que visa facilitar e orientar a transformação das nossas sociedades, sustentada por três valores indissociáveis:
Sustentabilidade - englobando objetivos climáticos, circularidade, poluição zero e biodiversidade
Inclusão - englobando a valorização da diversidade e a garantia da acessibilidade, tanto em termos físicos como de preços
Estética e qualidade da experiência das pessoas - através da conceção, de emoções positivas e de benefícios culturais
* Notícia alterada a 31 de Janeiro de 2023 com o prolongamento do prazo de inscrição de 31 de Janeiro de 2023 para 03 de Fevereiro de 2023