Centro de Informação Europa Criativa

ir para conteudo
16-01-2023
Rede Europa Cinemas: call aberta para o Collaborate to Innovate 2023

| Deadline: 28 de Fevereiro - 18h00 (Portugal Continental) |

 

Iniciado pelo Europa Cinemas e com o apoio do Europa Criativa MEDIA desde 2021, decorre neste momento a call Collaborate to Innovate 2023, que pretende fomentar projectos inovadores e colaborativos implementados pelos membros da rede Europa Cinemas do mesmo país ou a nível europeu, projectos que devem ter um impacto real no sector cinematográfico e promover a circulação e a visibilidade dos filmes europeus, mas também desenvolver o seu público, em particular o público jovem, e permitir o aumento das competências e competitividade das salas de cinema.

Outro dado a salientar nesta acção é o seu objectivo de integrar as questões de inclusão e sustentabilidade ambiental.

Em 2021, um total de 15 projectos foram apoiados, dois a mais que em 2022 (veja aqui todos os projectos apoiados nas duas edições), ano em que Portugal foi contemplado (leia aqui). Uma das novidades de 2023 é o aumento total do orçamento do Collaborate to Innovate, concretamente de um para 1,5 milhões de euros (de referir que a contribuição financeira do Europa Cinemas ascende a um máximo de 100 mil euros por projecto).

Recorde-se que a rede Europa Cinemas, financiada pelo Europa Criativa MEDIA, tem como um dos seus princípios fomentar a exibição de filmes europeus no espaço comunitário e oferece possibilidades de financiamento para salas de cinema/exibidores de filmes europeus. Portugal conta hoje com 12 salas membros da rede Europa Cinemas.

Neste link poderá tirar eventuais dúvidas sobre o Collaborate to Innovate 2023, enquanto o formulário de inscrição pode ser obtido aqui.

Nota ainda para a realização de duas sessões de informação (inscrições aqui):

  • 17 de Janeiro (terça-feira), 10h00 (tradução simultânea em inglês, francês e alemão)
  • 18 de Janeiro (quarta-feira), 10h00 (tradução simultânea em inglês, italiano e castelhano)