Após o êxito do ano passado, a IMPF revelou que a próxima edição do seu The Music Entrepreneurial and Creative Industry Summit será realizada entre 8 e 11 de Outubro de 2023, novamente em Palma de Maiorca, Espanha.
Dirigida a produtores, compositores e convidados do meio musical, os interessados que desejam participar desta iniciativa devem ser membros IMPF, entidade que recebeu uma subvenção do programa Europa Criativa para desenvolver a capacidade de editoras musicais independentes. O projecto, que tem a duração de três anos (entre 1 de Março de 2022 e 1 de Março de 2025), visa capacitar, em primeira instância, editoras europeias independentes, mas com benefícios para todos os membros da IMPF a nível global.
Entre outras actividades, o The Music Entrepreneurial and Creative Industry Summit apresenta palestras, painéis e workshops, mas o evento tem como uma das suas principais metas o networking entre os presentes, contactos que podem e devem ser dinamizados tendo em vista futuros negócios.
No programa de 2022, entre outros assuntos, foram abordados os desafios de hoje da indústria musical, as novas tecnologias, a acção necessária na colecta de metadados e royalties, a transição verde, a gestão colectiva, como os produtores de música maximizam as oportunidades num mundo dominado pela ficção audiovisual, produção e distribuição digital, a maximização de receitas e exploração em videogames, a crescente influência da criação assistida por IA, a composição e a publicação no metaverso, o surgimento de géneros nacionais e transnacionais, a justiça no mercado de streaming, o conteúdo gerado por usuários, a perspectiva dos autores, compositores, editores musicais e plataformas, o futuro da edição da música independente, etc. (veja aqui todo o programa de 2022).
A primeira edição reuniu a comunidade independente da música e a indústria em geral de todo o mundo. No total, estiveram presentes mais de 200 nomes importantes da indústria musical internacional, tais como Jules Parker (Spotify), Molly Neuman (Downtown Music Holdings), Rell Lafargue (Reservoir Media), Peter Bradbury (Sky TV), Katja Jainski-Manteuffel (Budde Music ), Gadi Oron (CISAC), Stella Tavella (Musixmatch), Barry Scannell (William Fry), Caroline Champarnaud (SACEM), Mark Kitcatt (IMPALA), Niclas Molinder (Sessão), Liudmyla Tsymbal (ONG UACCR), Burak Ozgen (GESAC ), Alexander Wolf (SESAC), Indi Chawla (The MLC), Helienne Lindvall (ECSA), Robert Singerman (LyricFind), Graham Davies (The Ivors), Veronique Desbrosses (GESAC) e Marc du Moulin (ECSA).
Paralelamente, o IMPF organizou o Creative Song Writing, onde 30 compositores juntaram-se num acampamento de cinco dias, produzindo 30 novas canções que foram apresentadas durante o The Music Entrepreneurial and Creative Industry Summit, que vai abrir em breve as inscrições para a edição de 2023.