A Agência Executiva para a Educação e Cultura (EACEA - European Education and Culture Executive Agency) revelou que o MEDIA Info Day da 73.ª edição do Festival de Cinema de Berlim será realizado a 20 de Fevereiro. Recorde-se que o festival, um dos mais importantes a nível mundial, realizar-se-á entre 16 e 26 de Fevereiro de 2023.
A agenda do evento, dirigido a profissionais, será realizado no endereço Landesvertretung Schleswig-Holstein, In den Ministergärten 8, Berlin:
- 10h00-11h30: Mini-Slate & Co-Development
- 12h00-13h00: TV & Online Content
- 14h00-15h45: Film Distribution
- 15h00-15h45: Audience Development & Film Education
- 16h00-16h45: Festivals
A edição deste ano do Festival de Cinema de Berlim apresenta 12 filmes com produção e co-produção portuguesa presentes nas diferentes secções do festival, que contará ainda com uma comitiva composta por produtoras e distribuidoras de cinema portuguesas que irão estar presentes no Mercado Europeu do Filme da Berlinale.
Dos 12 filmes presentes no Festival de Cinema de Berlim, destaque para dois filmes do realizador João Canijo, um na Berlinale Competition (“Mal Viver”) e outro na Berlinale Encounters (“Viver Mal”), e para a presença do filme de Susana Nobre no Berlinale Forum (“Cidade Rabat”), obra que foi apoiada pelo Support for European Slate Development do programa Europa Criativa MEDIA.
A sinopse do filme da realizadora é a seguinte:
«”Cidade Rabat” é uma comédia melancólica sobre o luto. Helena tem quarenta anos e tem uma filha com doze anos chamada Maria com quem vive, em semanas alternadas com o pai. Helena trabalha como produtora de cinema e sente-se reprimida pelo quotidiano burocrático das suas funções. Após a morte da sua mãe, Helena é atingida por um sentimento de orfandade enegrecido pelo ambiente de morbidade que a envolveu nos últimos tempos. Esse olhar tocado pelas misérias e tristezas do mundo, na equidistância em que se encontra entre o princípio e o fim da vida, provocam em Helena o despertar de uma segunda adolescência.”
Refira-se que a EACEA é a entidade responsável pela gestão dos 2 sub-programas (MEDIA e Cultura) do programa Europa Criativa em nome e sob orientação e controlo da Comissão Europeia.