| Deadline: 28 de Fevereiro de 2023 (18h00) |
O Centro de Informação Europa Criativa associa-se aos festivais D’A Film Lab Barcelona e Porto/Post/Doc, dando continuidade à parceria com os “Encontros de Coprodução” que aconteceram em 2022 durante o evento português, embora este ano em colaboração com o Creative Europe MEDIA Desk Catalunha. Deste modo, o festival espanhol e o Porto/Post/Doc unir-se-ão para organizarem encontros de co-produção transfronteiriços, concretamente em Março (Barcelona) e Novembro (Porto).
O objectivo desta iniciativa é apoiar a co-produção internacional, o desenvolvimento de novos projectos e a promoção da circulação de filmes e produtoras espanhóis e portugueses, reforçando a colaboração entre Portugal e Espanha.
«Num cenário de indústria audiovisual em constante mudança, a co-produção e o co-desenvolvimento com parceiros europeus tornam-se cada vez mais necessários para a produção de filmes independentes. Levando em consideração a urgência das mudanças climáticas, a produção de filmes sustentáveis pode e deve ser abordada também com uma perspectiva local e de vizinhança», refere o site do festival português. «O Porto/Post/Doc e o D'A - Festival de Cinema de Barcelona vão, assim, acolher um conjunto de encontros destinados a atrair produtores emergentes e consolidados destes países vizinhos, apostando em diferentes países e territórios europeus nas próximas edições, com o objetivo de desenvolver novas parcerias europeias numa perspectiva conjunta Portugal-Espanha.»
Em Barcelona, especificamente a 29 e 30 de Março de 2023, o foco estará nos produtores, que terão acesso a workshops e case studies sobre aspectos legais, financeiros e de distribuição entre os dois países, por exemplo (os produtores interessados podem candidatar-se através deste link, com o deadline a terminar no dia 28 de Fevereiro, às 18h00).
Recorde-se que a primeira edição dos “Encontros de Coprodução” aconteceram com êxito no ano passado durante o Festival Porto/Post/Doc com o objectivo principal de apoiar a produção nacional e o aumento de parcerias internacionais entre Portugal, Espanha e França. O intuito da sua criação foi o mesmo deste ano, ou seja, promover a circulação de artistas, o desenvolvimento de novos projectos e fomentar oportunidades de co-produção entre países, ainda mais quando os fundos europeus promovem e exigem cada vez mais a co-produção e o co-desenvolvimento de projectos.
Esta actividade é organizada com o apoio do Creative Europe – Media Desk Catalunya, Creative Europe – Media Desk Portugal e a colaboração do ICAA - Instituto de la Cinematografía y las Artes Audiovisuales, Eurimages, ICA - Instituto do Cinema e do Audiovisual de Portugal, EAVE - Empresários Audiovisuais Europeus e Centro Cíclico-Val de Loire.