| Deadline: 28 de Fevereiro de 2023 |
| Deadline foi prorrogado para o dia 14 de março de 2023 |
Projecto de cooperação europeia apoiado pelo programa Europa Criativa que conta com os portugueses AMAEI e Lusitania Music Publishing, a BELEM Music apresenta a sua primeira call, concretamente destinada a proporcionar traduções mais precisas de músicas europeias.
O objectivo da call é envolver a indústria musical no processo de criação de melhores oportunidades de monetização das letras, mas principalmente amplificar a compreensão das letras das músicas em idiomas diferentes da original. A convocatória pretende que os editores, compositores, tradutores, etc. trabalhem em conjunto com o intuito de criarem versões traduzidas e adaptadas de novas músicas ou de músicas já existentes, o que pode incluir a tradução de obras novas em uma ou em vários idiomas europeus ou obras pré-existentes, sendo a tradução a obra nova criada. O prazo de inscrição para a call foi prorrogado de 28 de Fevereiro para 14 de Março de 2023.
«A música pode ser uma linguagem universal que move, inspira e une a todos. Mas, quando é uma música num idioma estranho ao nosso, ainda há uma barreira, por isso a necessidade de traduções precisas e humanas que transmitam o verdadeiro significado das músicas», refere Robert Singerman, da LyricFind e .MUSIC, que faz parte do projecto de cooperação. «Acreditamos que o significado da música deve ser acessível a todos e que as letras são um aspecto primordial e globalmente subestimado. Através desta call, esperamos mostrar ainda mais o valor das letras, traduções e adaptações na música. O objectivo é ampliar as possibilidades de editores e compositores europeus de superarem o desafio da linguagem para iluminarem novos públicos.»
Aceda aqui para conhecer toda a informação sobre a primeira call da BELEM. Já o formulário de inscrição pode ser acedido através deste link.
Recorde-se que a BELEM Music foi publicamente lançada em Dezembro de 2022 e é um projecto de cooperação de quatro anos financiado pela UE, recebendo € 2 milhões em financiamento através do Programa Europa Criativa. O objectivo é amplificar a co-criação e a co-produção de letras musicais europeias, agregando um novo valor económico ao património musical e linguístico europeu. O programa reúne alguma das principais forças da indústria musical com o intuito de tornar a tradução de letras acessível nos diversos idiomas da União Europeia, por exemplo.