A Europa Nostra e um grupo de parceiros, entre eles o Centro Nacional de Cultura (CNC), vão implementar um projecto-piloto que estabelece um Hub Europeu do Património. Este novo projecto, com duração de dois anos (Primavera de 2023 – Primavera de 2025), pretende reunir diversas especialidades e recursos com o objectivo de impulsionar todo o movimento ligado ao património cultural na Europa.
«O projecto-piloto Hub Europeu do Património estabelecerá e desenvolverá uma plataforma autónoma de defesa e conhecimento, reunindo uma grande variedade de partes interessadas no sector, contribuindo assim para um futuro mais sustentável, inovador e inclusivo no campo mais amplo do património cultural. Promoverá sinergias e a cooperação entre iniciativas e actores patrimoniais existentes e criará novas quando for relevante. O Hub estará na vanguarda da defesa de políticas holísticas e integradas em todos os níveis de governação. Apoiará os profissionais e voluntários do património na partilha e aquisição das competências necessárias para construir a sua resiliência e adaptarem-se adequadamente à tripla transformação da nossa sociedade – digital, ambiental e social», refere o site da CNC.
Entretanto, a Secretária-Geral da Europa Nostra, Sneška Quaedvlieg-Mihailovic, não escondeu a sua satisfação por esta «nova aventura europeia em 2023, ano que marca o 60.º aniversário da nossa organização. A Europa Nostra orgulha-se de atuar como coordenadora da criação de um futuro Hub Europeu do Património que elevará a nossa parceria de longa data com a União Europeia para o próximo nível. Esta é uma tarefa extremamente desafiadora que temos o prazer de assumir em conjunto com um fantástico grupo de parceiros europeus e regionais. Procuraremos envolver o maior número possível de partes interessadas no património, incluindo membros da Aliança Europeia do Património e da Climate Heritage Network e a geração jovem de profissionais do património. O Hub Europeu do Património deve ser benéfico para todos! Ajudará a demonstrar a crescente relevância do património cultural como um recurso estratégico para o futuro da Europa e como vetor para alcançar muitos dos objetivos prioritários da União Europeia e dos seus principais parceiros na Europa e para além dela».
Todos com competência e experiência a nível europeu nos tópicos do projecto-piloto, particularmente na acção climática, inclusão social e transformação digital, os principais parceiros europeus (co-beneficiários) do projecto são os seguintes:
- Europeana Foundation
- Eurocities
- KU Leuven (via HERKUL – KU Leuven Institute for Cultural Heritage)
- ICLEI – Local Governments for Sustainability
Como já referido, o Centro Nacional de Cultura é um dos parceiros estratégicos do projecto e pretende coordenar um futuro Hub Europeu do Património em Lisboa. Os restantes, que também têm a responsabilidade de coordenar as atividades dos postos regionais do Hub Europeu do Património ou as atividades com dimensão horizontal, como atividades relacionadas com a juventude e atividades relacionadas com a música, são os seguintes:
- The Society of Friends of Kraków History and Heritage (coordenador do Europa Nostra Heritage Hub for Central and Eastern Europe)
- ELLINIKI ETAIRIA – Society for the Environment and Cultural Heritage (coordenador da Europa Nostra Heritage Hub for South Eastern Europe and Eastern Mediterranean)
- ASBL Horizon 50-200 (recém-criada organização que contribuirá para a operacionalização do Hub Europeu do Património em Bruxelas, no centro da tomada de decisões da UE)
- Hispania Nostra (como representação nacional da Europa Nostra em Espanha), que coordenará as atividades relacionadas com a juventude do Hub Europeu do Património
- European Music Centre (na qualidade de coordenador da Rede Europeia de Museus e Casas de Músicos), que coordenará as atividades relacionadas com a música do Hub Europeu do Património
Mas há mais, já que outros parceiros irão apoiar o reforço ou a criação de novos pólos patrimoniais regionais, nomeadamente a Organização das Cidades Património Mundial (sediada no Canadá), a Cidade de Cracóvia (Polónia), a Cidade de Atenas (Grécia), a Direção-Geral do Património Cultural (Portugal), a European Students’ Association for Cultural Heritage (ESACH) e a European Union Youth Orchestra (EUYO).
Recorde-se que a Europa Nostra é a voz europeia da sociedade civil empenhada na salvaguarda e promoção do património cultural e natural. É uma federação pan-europeia de ONGs de património, apoiada por uma ampla rede de entidades públicas, empresas privadas e indivíduos, abrangendo mais de 40 países. Fundada em 1963, é hoje reconhecida como a maior e mais representativa rede patrimonial da Europa.
O programa Europa Criativa apoia os Prémios do Património Europeu / Prémios Europa Nostra, lançados pela Comissão Europeia em 2002. Considerados os Oscars do património, distinguem as melhores práticas de conservação e valorização do património cultural material e imaterial, além de estimularem o intercâmbio transfronteiriço de conhecimentos em toda a Europa, aumentarem a consciência pública e o apreço pelo património cultural europeu, enquanto incentivam o desenvolvimento de novos projetos.
As categorias dos Prémios Europeus do Património / Prémios Europa Nostra são as seguintes:
- Conservação e adaptação a novas utilizações
- Pesquisa
- Educação, formação e competências
- Envolvimento e consciencialização dos cidadãos
- Campeões do Património