| Deadline: 3 de Março de 2023 |
Instrumento complementar de apoio à pós-produção de filmes portugueses, estão abertas as candidaturas para o Fundo de Apoio ao Cinema, edição 2023 (veja aqui), que apresenta os seguintes parceiros: IndieLisboa – Associação Cultural, Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, Digital Mix Música e Imagem, Fundação GDA, The Yellow Color e Portugal Film – Agência Internacional de Cinema Português.
«Podem candidatar-se curtas ou longas metragens, independentemente do género (animação, documentário, experimental, ficção) em fase de início da pós-produção, da autoria de realizadores portugueses (ou de estrangeiros com residência permanente em Portugal) e com (co-)produção portuguesa», refere o site do IndieLisboa, que salienta que o prazo de submissão termina já na próxima sexta-feira, 3 de Março.
No total, serão escolhidos 8 projectos, que apresentar-se-ão posteriormente perante um júri internacional no decorrer do festival IndieLisboa (28-30 Abril), no âmbito do qual são também visionados os excertos dos filmes numa sessão das Lisbon Screenings.
Recorde-se que o Fundo de Apoio ao Cinema foi criado em 2011 e é uma iniciativa da IndieLisboa – Associação Cultural, festival apoiado pelo Europa Criativa MEDIA. As condições de elegibilidade são as seguintes:
«Os projectos candidatos podem ser curtas ou longas metragens, independentemente do seu género (ficção, documentário, animação ou experimental), em fase de início de pós-produção (alinhamento ou montagem quase finalizada), no momento da candidatura. A autoria deve ser de realizadores portugueses (ou de estrangeiros com residência permanente em Portugal) e deve contar com produção portuguesa. Os projectos candidatos podem ter obtido outros apoios (nomeadamente ICA, Fundação GDA), havendo uma quota de 50% garantida para projectos de baixo orçamento.»