Co-financiado pelo Europa Criativa, o Project Manifest seleccionou 12 artistas/colectivos oriundos de 13 países para reflectirem sobre a escravatura, contribuindo assim com novas perspectivas para a reflexão sobre a memória do comércio transatlântico de pessoas escravizadas. Através de uma abordagem participativa, inovadora e interdisciplinar da criação artística, o Manifest pretende oferecer um novo quadro para interligar a arte com a memória e a inclusão social e aspira a proporcionar uma janela actualizada para uma memória europeia partilhada.
Os 12 nomes selecionados para integrarem a MANIFEST Artistic Journey reúnem artistas que representam vertentes criativas multidisciplinares, como o cinema, música, poesia, filme e arte digital, por exemplo. O programa MANIFEST recebeu um total de 227 inscrições de artistas provenientes de 27 países e territórios ultramarinos. Os eleitos, entre eles a portuguesa Inês Costa (juntamente com o brasileiro Thiago Liberdade, a viver em Portugal) e a luso-brasileira Laís Andrade, foram os seguintes:
- Alecia McKenzie e Laís Andrade
- Collectif On À Slamé Sur La Lune (Albert Morisseau Leroy dit Manalone, Calvin Yug, Fred Ebami)
- Daniela Riva
- David Gumbs
- Gombo (Guilain de Aguiar)
- Inês Costa e Thiago Liberdade
- Luanda Carneiro Jacoel e Bianca Turner
- Magalie Mobetie
- Skyline Foundation (TyroneRickey-Lee ”TyLee”, Monique Dikmoet, Jaqueline Zamora)
- Sylvaine Dampierre
- The Acoustic Heritage Collective (Ginebra Raventós, EMARX, Edgardo Gómez)
- Unity (Deirdre Molloy and Aurélie Capelle-Sigère)
As residências artísticas serão realizadas na Hungria, Portugal e Dinamarca e os 12 artistas/colectivos terão como objectivo criar obras que reflictam sobre o comércio transatlântico de pessoas escravizadas a partir de recursos teóricos reunidos por um grupo de investigadores e que procuram trazer um olhar artístico sobre a memória colectiva do passado. Os projectos serão incentivados a trabalhar com as novas tecnologias, já que as artes finais serão produzidas em formatos digitais em Realidade Virtual (VR), Realidade Aumentada (AR), vídeo ou áudio.
O Project Manifest apresenta cinco parceiros da União Europeia, entre eles o Gerador, de Portugal. Os restantes são CUMEDIAE (Bélgica), Les Anneaux de la Mémoir (França), Khora (Dinamarca) e Pro Progressione (Hungria).