| Deadline: 1 de Abril de 2023 |
O Festival de Artes Visuais Viljandi Tuled 2024, que faz parte do programa Capital Europeia da Cultura Tartu 2024, apresenta uma convocatória para a criação de instalações, com o prazo de submissão agendado para o dia 1 de Abril de 2023. No total, serão escolhidas uma instalação de grande dimensão, com financiamento até 25.000€, e até três instalações de menor dimensão, com financiamento até 2.000€ cada.
Arts of Survival é o tema da instalação, que deriva do conceito artístico da Capital Europeia da Cultura Tartu 2024, que é valorizar, partilhar e aprender com os conhecimentos, as competências e os valores da Europa, conceitos que proporcionarão uma vida futura melhor no espaço europeu. Os pilares das "Artes de Sobrevivência" apresentadas no programa Tartu 2024 são a singularidade, a sustentabilidade, a consciencialização e a co-criação (veja mais aqui).
Refira-se que o Festival de Artes Visuais Viljandi Tuled 2024 é uma plataforma que reúne diferentes áreas, como a arquitectura, música, multimedia, design de luz, etc., o que faz com que «artistas e grupos artísticos de todo o mundo estejam convidados a enriquecer o festival, que acontecerá em Fevereiro de 2024».
Em relação à instalação (toda informação aqui), algumas ressalvas:
- Dependendo das características da instalação, o local pode ser um espaço interior ou exterior
- A instalação deve ser robusta o suficiente para suportar temperaturas abaixo de zero, humidade e neve
- Todos os componentes da instalação devem ser pensados sob a óptica da sustentabilidade
- A primeira exibição pública da instalação deve ocorrer no Festival de Artes Visuais Viljandi Tuled 2024
Recorde-se que a iniciativa Capitais Europeias da Cultura destina-se a:
- Valorizar a riqueza e a diversidade da cultura na Europa
- Celebrar as características culturais partilhadas pelos europeus
- Aumentar o sentimento de pertença a um espaço cultural comum dos cidadãos europeus
- Promover a contribuição da cultura para o desenvolvimento das cidades
Em 2027, a cidade de Évora foi recomendada para o título de Capital Europeia da Cultura em Portugal, superando na fase final Aveiro, Braga e Ponta Delgada. A par da cidade alentejana, a cidade letã de Liepaja será também Capital Europeia da Cultura em 2027.