Centro de Informação Europa Criativa

ir para conteudo
03-04-2023
Votação para o Prémio Europeu do Público LUX com o português

| Deadline: 12 de Junho de 2023 |

 

O filme “Fogo-fátuo” (“Will-o'-the-Wisp”), de João Pedro Rodrigues, é um dos cinco eleitos para o Prémio Europeu do Público LUX (The European Audience Film Award), iniciativa organizada pelo Parlamento Europeu e pela Academia Europeia de Cinema que promove a diversidade cultural e oferece apoio tangível ao cinema e às artes. Criado em 2007, o Prémio de Cinema LUX visa estreitar os laços entre a política e os cidadãos, convidando os espectadores europeus a tornarem-se protagonistas activos, votando nos seus filmes favoritos. 

A sinopse de "Fogo-fátuo" é a seguinte:

«2069, ano talvez erótico - logo veremos - mas fatídico para um rei sem coroa. No seu leito de morte, uma canção antiga fá-lo rememorar árvores; um pinhal ardido e o tempo em que o desejo de ser bombeiro para libertar Portugal do flagelo dos incêndios, foi também o despontar de outro desejo. Então príncipe, Alfredo encontra Afonso. Com diferentes origens e diferentes cores de pele, encontram-se, socorrem-se e o léxico do abuso fica farrusco de desejo. Mas a exposição pública e as suas expectativas interpõem-se e Alfredo abraça um outro estado de prontidão para uma realidade improvável.»

A obra portuguesa concorre ao prémio com os seguintes filmes:

O público europeu tem agora até o dia 12 de Junho de 2023 para votar no seu filme preferido (a votação pode ser realizada aqui). Entretanto, haverá nos próximos dias exibições gratuitas organizadas pelo Parlamento Europeu em todos os 27 Estados-Membros da UE, como o que acontecerá no Cinema Trindade, no Porto, entre 13 e 15 de Abril (veja aqui), por exemplo. 

Recorde-se que, para fazer parte do Prémio Europeu do Público LUX, os filmes (ficção, animação e documentário, com um tempo de execução de pelo menos 60 minutos) têm de ser produzidos ou co-produzidos em países elegíveis para o programa Europa Criativa-MEDIA (Estados-Membros da UE, Albânia, Arménia, Bósnia e Herzegovina, Geórgia, Islândia, Kosovo, Moldávia, Montenegro, Noruega, Macedónia do Norte, Sérvia e Ucrânia). O prémio pretende apoiar as produções cinematográficas europeias, dando visibilidade aos filmes indicados e alcançando um público mais amplo. O filme vencedor do Prémio será adaptado para públicos com deficiência visual e auditiva e promovido nos Estados-membros.

Notícias relacionadas