Centro de Informação Europa Criativa

ir para conteudo
27-04-2023
Museu Municipal de Loulé é o mais novo membro da rede NEMO – Network of European Museum Organizations

O Museu Municipal de Loulé é o mais novo membro da rede NEMO – Network of European Museum Organizations, rede apoiada pelo Europa Criativa e que conta com representantes de mais de 30 mil museus oriundos de 40 países europeus. Fundada em 1992, a NEMO é uma rede independente de organizações de museus nacionais que representam a comunidade de museus dos Estados-membros do Conselho da Europa, agregando ainda organizações não-governamentais ligadas ao sector numa escala nacional, estruturas governamentais nacionais responsáveis pelos museus, redes que representam mais de um museu, organizações individuais e áreas de negócios ligados ao sector dos museus.

Além do Museu Municipal de Loulé, a NEMO conta com as seguintes entidades portuguesas:

Entretanto, e já no próximo dia 3 de Maio, a NEMO organizará um webinar sobre a cooperação transfronteiriça e o financiamento da União Europeia destinado aos museus, um webinar apresentado por Margherita Sani, coordenadora de projectos da NEMO e autora do guia Cross-border cooperation. From a project idea to a successful proposal. O registo é obrigatório (toda a informação aqui). 

Recorde-se ainda que a próxima NEMO European Museum Conference será realizada entre 19 e 21 de Novembro deste ano, em Lahti, na Finlândia. Os registos para a conferência abrem em Junho.

Por último, o NEMO divulgou o Digital learning and education in museums - Innovative approaches and insights. Com 15 projectos oriundos de 12 países europeus, este relatório revela propostas que foram desenvolvidas para públicos de museus remotos entre 2020 e 2022, destacando vários formatos de relacionamento digital e oferecendo inúmeros insights e recomendações de profissionais de museus e especialistas em tecnologia. Ou seja, um relatório destinado a profissionais que procuram novas ideias e formatos para um melhor envolvimento digital com os visitantes virtuais, mas também para quem pretende alcançar novos públicos, já que podem recorrer ao relatório em busca de inspiração. No dia 27 de Abril, ocorrerá um webinar para falar sobre o documento (toda a informação aqui).