| Registe-se até ao dia 2 de Junho de 2023 |
O Observatório Europeu do Audiovisual (OEA) vai realizar a sua conferência anual em Lisboa, concretamente no dia 6 de Junho de 2023. O evento, co-organizado com o ICA - Instituto do Cinema e Audiovisual, será realizado na Cinemateca Portuguesa, num ano em que o nosso país assume a presidência rotativa do OEA (sucedendo à Estónia).
«Novas tendências e riscos no sector cinematográfico europeu? A perspectiva de mercados de pequena e média dimensão» é o tema escolhido para este ano, numa conferência que vai acolher alguns dos principais profissionais do meio e será aberta a participação dos profissionais do sector, embora seja necessária inscrição prévia obrigatória através do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..
“Que caminhos divergentes se abrem actualmente à indústria cinematográfica europeia?” é outra das perguntas que estará em pauta durante a conferência, que pretende debater a crescente polarização do cinema na Europa (Cinema de Autor VS Blockbusters, Baixo Orçamento VS Orçamento Elevado, Financiamento Público VS Financiamento Privado, Majors Norte-americanas VS Produtoras Independentes, etc.), sem esquecer os mercados de pequena e média dimensão, como o português.
Sendo um dos objectivos abordar as especificidades do mercado nacional - os desafios específicos dos profissionais, o apoio público previsto para o futuro e o efeito das políticas culturais europeias no cinema nacional -, a conferência contará também com representantes da indústria nacional dos diferentes elementos da cadeia de valor, tais como exibição, distribuição e financiamento.
Recorde-se que o Observatório Europeu do Audiovisual é um organismo do Conselho da Europa de recolha e divulgação de informação sobre a indústria cinematográfica e audiovisual europeia do ponto de vista económico e legal.
Toda a informação pode ser acedida aqui.