Centro de Informação Europa Criativa

ir para conteudo
02-06-2023
“Vilarinho das Furnas” entre os filmes escolhidos do A Season of Classic Films

A quarta edição do A Season of Classic Films, financiado pelo Programa Europa Criativa e coordenado pela ACE - Association des Cinémathèques Européennes, revelou o seu programa para 2023, que ocorrerá entre Junho e Dezembro deste ano nos cinemas europeus e online. 

O A Season of Classic Films apresenta uma série de exibições gratuitas com o intuito de aumentar a visibilidade da riqueza do património cinematográfico europeu e fomentar a consciencialização para a preservação dos filmes e da cultura, nomeadamente junto dos públicos mais jovens. A iniciativa visa ainda aumentar a conscientização sobre o trabalho dos arquivos cinematográficos europeus, conectando o público com a história do cinema e a importância da sua preservação. 

No total, a edição deste ano do A Season of Classic Films apresenta um programa com a curadoria de mais de 20 cinematecas europeias, entre elas a Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema. Dos filmes escolhidos, todos eles com legendas em inglês, saliência para o documentário “Vilarinho das Furnas”, de António Campos (1970).

«Considerado um precursor no cinema etnográfico, António Campos praticou, ao longo de quarenta anos, um cinema destemido, independente e pensado na antropologia visual. A sua filmografia, seja na abordagem documental ou ficcional, desenha um olhar sobre o território com a paisagem e as suas populações. Recorrendo às técnicas do cinema directo, filmou as alterações sociais e as práticas comunitárias, num impressionante retrato do país entre dois regimes. “Vilarinho das Furnas”, a primeira longa-metragem de Campos, destaca-se entre as suas obras», refere a Cinemateca Portuguesa - Museu do Cinema. «A aldeia que dá nome ao filme, Vilarinho da Furna, existiu no Norte de Portugal, na região de Terras de Bouro, e caracterizava-se pelo seu singular sistema de vida comunitária pastoril. Ao longo dos anos 60, embora a emigração, o serviço militar obrigatório e o crescimento demográfico estivessem a produzir algumas mudanças, aquela comunidade assimilou-as e foi-se reconfigurando sem perder o seu modo de vida particular. No entanto, em 1969, o governo decidiu construir na região uma barragem monumental, o que implicou a evacuação e a inundação da aldeia. A violência deste projecto provocou o derradeiro final de um sistema social que tinha persistido ao longo dos tempos. “Vilarinho das Furnas” é um documento singular da luta de uma comunidade contra um Estado autoritário e a velocidade esmagadora da industrialização.»

Para aceder aos filmes da quarta edição do A Season of Classic Films, clicar aqui.

“Vilarinho das Furnas” entre os filmes escolhidos do A Season of Classic Films
“Vilarinho das Furnas” entre os filmes escolhidos do A Season of Classic Films

Notícias relacionadas