Apoiado pelo Europa Criativa, o projecto D.I.V.A. - Diversidade, Inclusão e Visibilidade nas Artes, consórcio liderado pelo THEAMA – Inclusive Theatre e que conta ainda com o Teatr Grodzki (Polónia) e o Teatro Gato Escalado (Portugal), organiza a 31 de Maio, quarta-feira, o workshop “Perspetiva e Abordagem do Director com Deficiência para Práticas de Teatro Inclusivo”, workshop que será conduzido por Vassilis Oikonomou.
Dirigido a formadores/facilitadores interessados em “Práticas Inclusivas no Teatro”, mas também a actores/actrizes com e sem deficiência que desejam explorar uma abordagem inclusiva para o teatro e artes performativas, o workshop é gratuito e é acessível a participantes com deficiência. A presença no workshop deve ser feita através do e-mail Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. até ao dia 30 de Maio, terça-feira.
Este é o segundo workshop organizado pelo consórcio. O primeiro, “Modelo Social de Deficiência e Práticas de Teatro Inclusivo”, também conduzido por Vassilis Oikonomou. decorreu no passado dia 10 de Maio.
Refira-se que o D.I.V.A. - Diversidade, Inclusão e Visibilidade nas Artes «é um projecto que pretende aumentar a resiliência e a recuperação da depressão cultural causada pela pandemia e fornecer perspectivas de capacitação para os seus parceiros através da cooperação, partilha de conhecimento e experiências (...) O projecto tem como objetivo produzir performances ao vivo (3), performances digitais (1) e um “Guia para Inclusão e Acessibilidade” em teatros/artes cénicas, incluindo instruções em vídeo e em texto. As actividades previstas incluem uma “Residência de Directores Artísticos” para dinamizar atividades criativas, três workshops on-line sobre “Formação Teatral Inclusiva”, um seminário on-line de “Acessibilidade de Serviços para Públicos com Deficiência e Intérpretes” com o intuito de convidar a participação da indústria cultural, ensaios digitais e ao vivo em conjunto entre parceiros com artistas de diferentes origens sociais, diferentes identificações de género e artistas com deficiência. As actividades criativas serão inspiradas na tragédia grega ‘As Troianas’, de Eurípides».